LCD em busca da organização
Mais uma vez recebi no programa Abrindo o Jogo desta semana o presidente da Liga Caratinguense de Desportos, Paulo Afonso, e o diretor de futebol, Marcelo Cruz. Além de fazermos mais uma avaliação do certame 2015, outro assunto do programa foi o projeto de organização da entidade. Aliás, uma medida que tenho cobrado há algum tempo, e acho que deveria ser para “ontem”. Sem dúvida muitas barreiras serão enfrentadas pela dupla Paulo e Marcelo. Afinal, mudar uma mentalidade provinciana, que amador e igual avacalhado não será nada fácil. Na minha humilde opinião, a principal mudança tem que partir de cada clube filiado. Caso contrário, todo o trabalho que se pretende fazer não adiantará nada. Mesmo que a liga se torne futuramente a mais organizada de Minas Gerais, não poderá fazer muita coisa se os clubes continuarem sem estatuto, sem cumprir com suas obrigações legais, sem diretorias constituídas e registradas em atas, sem o mínimo de planejamento para disputarem as competições promovidas pela entidade. Cobrar organização da LCD é justo e importante para fortalecer nosso futebol. Porém, a parte dos clubes tem que ser feita. A liga só existe porque existem clubes, e não o contrário.
Mineiros: Ainda dá?
Os três grandes de Minas continuam numa batalha para terminarem bem a temporada 2015. O América tem boas possibilidades de alcançar seu objetivo de retornar a Série A. Porém, o que me preocupa é a inconstância do time de Givanildo Oliveira. Ainda assim, acredito que vai dar.
O Cruzeiro é quem esta numa posição que podemos chamar “meio do caminho” afinal, a zona de rebaixamento esta a 05 pontos. Entretanto, a zona da Libertadores esta a 08 pontos. Portanto, não vejo grande risco de queda pra segunda divisão. Mas, vejo menos chance ainda de uma vaga no G4. Mano Menezes já deve estar planejando 2016.
A vantagem de 02 pontos para o Corinthians durou apenas 24 horas. Mas, nada que desanime o atleticano que continua acreditando que dá pra conquistar o título, apesar da vantagem do Timão ter voltado aos 05 pontos. As próximas 03 rodadas serão determinantes pra que essa confiança continue existindo. A começar pelo jogo contra o Sport no domingo. Depois, contra a Ponte Preta e finalmente o encontro que pode definir o campeonato contra o Corinthians. O melhor seria chegar para esse confronto com uma diferença pelo menos de 03 pontos apenas. Mas, tenho certeza que o atleticano continuará confiando numa virada.
CBF confirma liga
Confesso minha euforia diante da confirmação da liga Sul-Minas-Rio por parte da CBF. Apesar das críticas de alguns cartolas retrógrados do futebol brasileiro, a entidade máxima fez o que tinha que fazer. Não teria argumento minimamente plausível para barrar a criação da liga. Se pode uma Copa do Nordeste, porque não uma Sul-Minas-Rio? Além disso, a CBF esta preocupada mesmo é com a seleção. Já o presidente Marco Polo Del Nero, esse esta preocupado é com a CPI do futebol e com a investigação do FBI sobre a corrupção na FIFA. Assim, mesmo diante da pressão para não dar o aval a criação da liga, o presidente fez a coisa certa.
Rogério Silva
Leia mais comentários acessando o site: www.radiocidadecaratinga.com.br