Que linda festa
Domingo, foi mais um dia que nosso futebol amador provou que esta mais vivo que nunca. O estádio Francisco Ferreira Maia em Santa Barbara do Leste, recebeu um ótimo público para a primeira partida da decisão do Campeonato Regional da Liga Caratinguense de Desportos. A torcida do Tubarão deu um show nas arquibancadas. Mas, a torcida alvirrubra visitante também marcou presença. Fumaça azul e branco, fogos e muito barulho, foi um espetáculo. Dentro de campo, às duas equipes demostraram muito empenho, intensidade e principalmente muita qualidade técnica. Um jogo digno de final do Campeonato de futebol amador mais antigo, tradicional e importante do futebol regional.
É bom ressaltar, que no certame regional promovido pela LCD, a venda de ingressos é uma parte importante da receita dos clubes. Entretanto, a boa média de público desde a primeira rodada ainda na fase de classificação, e principalmente na fase de mata mata e final, é uma demonstração clara que quando o produto futebol é feito por quem é do ramo, e os jogos são de qualidade, o resultado é esse, casa cheia. Não tenho a menor dúvida, domingo que vem em Vermelho Novo, novamente as torcidas darão um show no estádio Vermelhão que estará lotado certamente. Aliás, nas redes sociais dos dois clubes, já é possível acessar o link para compra online de ingressos para a grande final domingo dia 08 às 15 horas.
Final em Vermelho Novo
O regulamento do Campeonato Regional deste ano, trouxe algumas mudanças em relação aos anteriores mais recentes. Uma das alterações que foi aprovada por unanimidade logo no primeiro arbitral, foi o direito do time de melhor campanha na primeira fase decidir sempre em casa na fase de mata-mata, inclusive a grande final. A mudança retirou da Liga Caratinguense de Desportos, o direito sobre o mando de campo da partida final como vinha ocorrendo nos anos anteriores. Um dos principais motivos da mudança, é por justiça, valorizar às torcidas que apoiam seus times ao longo de toda competição. Outro motivo é redução de custo na logística dos times, principalmente com aluguel de campo.
Fazer futebol amador não é fácil. Mas, seria menos complicado, se quem tá no meio como dirigente, comissão técnica por exemplo, dedicasse um pouco de tempo para ler regulamento. Além disso, final de Campeonato Regional fora da cidade de Caratinga não é novidade. Em 2003 o Bela Vista de Piedade de Caratinga foi campeão jogando em casa o primeiro jogo, e depois conquistando o título no estádio Cel. Galdino Pires em Santa Rita de Minas. Em 2011, a ASBJ conquistou o tetracampeonato em dois jogos. O primeiro em Bom Jesus do Galho, o segundo na decisão contra o UAI no estádio Guilhermino de Oliveira em Inhapim. Portanto, não é a primeira vez que o título do Campeonato Regional será decido longe de Caratinga. Aliás, a cidade de Vermelho Novo merece muito esse jogo lá.
Rogério Silva
@rogeriosilva89fm
[email protected]