Estrelas do Regional
Apesar das críticas que sofreu ao longo de todo seu mandato à frente da Liga Caratinguense de Desportos (LCD), pelo menos uma não se pode fazer ao ex-presidente Paulo Afonso, o nível técnico do certame só fez melhorar de alguns anos para cá. Indiscutivelmente o Campeonato Regional 2016 foi o de melhor qualidade técnica nos últimos dez anos pelo menos. Sem medo de errar, a coragem do ex-presidente em abrir a competição para que as equipes contratassem quem quisesse e pudesse, foi o fator preponderante para essa melhoria na qualidade dos jogos. Inclusive abrindo o certame para a participação de profissionais. Eu que um dia fui contra essa abertura, por entender que os atletas da região perderiam espaço, mudei de ideia depois que vi o empobrecimento dos jogos e o nível lamentável das competições fechadas. Não me arrependo de ter mudado de opinião. Afinal, os bons jogadores da nossa cidade e região sempre terão espaços pra jogar. Por outro lado, um trabalho de base precisa ser retomado afim de se revelar atletas regionais. Assim, teríamos cada vez menos que recorrer a jogadores de outras cidades e até estado. Os clubes precisariam buscar apenas a “cereja do bolo” apenas o diferenciado. De preferência profissional de renome para ser a estrela da equipe como acontece em diversos campeonatos espalhados por todo o país. Fico muito a vontade pra falar sobre o Campeonato Regional. Afinal, assisti seu renascimento em 2002 depois de um esforço principalmente de três desportistas: Jovino Lopes, José Onofre “Zé Camelô” e Fernando Magalhães. Regional que terminou com o segundo título da história do Esplanada. Por isso, fico feliz em ver jogadores do nível de Somália (América TO, Daniel Amorim (Tombense) e Geovani (América TO) desfilando por aqui. Todos atualmente disputando o Campeonato Mineiro da primeira divisão. Sem falar em outras feras que viveram grandes momentos no futebol como Ricardo Baiano e Walter Minhoca. Que em 2017 venham mais estrelas para abrilhantar nosso Campeonato Regional.
Mineiros: arbitragem começou mal
Que Atlético, Cruzeiro e América estarão classificados para a semifinal do Campeonato Mineiro, disso ninguém duvida. Que a arbitragem iria aprontar também não. Porém, não esperava que fosse tão cedo. Na primeira rodada um pênalti “maroto” sobre Fred, na segunda um gol legítimo do Tombense anulado contra o mesmo Atlético, ainda na segunda rodada, o gol de Abíla do Cruzeiro em posição de impedimento. Os times do interior já tem uma dificuldade enorme na formação, preparação e manutenção pra jogar o estadual, ainda vem os homens do apito, dificultarem às coisas ainda mais. É impressionante como na dúvida eles favorecem os grandes.
Torcedor apressado
A temporada do futebol esta só começando no país. Portanto, é absolutamente normal que a grande maioria das equipes ainda não estejam jogando tudo que seus técnicos e torcedores esperam. Times desentrosados, condicionamento físico ainda não é ideal, e treinadores testando formações e esquemas táticos. Por isso, é preciso que o torcedor inteligente tenha o mínimo de paciência em relação ao seu time. Ninguém pode ser avaliado por apenas um jogo. Muita calma nessa hora
Rogério Silva
Leia mais comentários acessando o site: www.diariodecaratinga.com.br