Regional: Melhor que encomenda
Antes mesmo de a bola rolar um minuto sequer no Campeonato Regional da LCD este ano eu já dizia que teríamos uma competição com ótimo nível técnico e marcada por muito equilíbrio entre pelo menos cinco dos dez participantes. Confesso que esta melhor que imaginei. Algumas dos jogos que trabalhei não perdem em nada para jogos de profissionais de uma 2ª divisão estadual por exemplo. Minha bola de cristal também não errou quando colocou Limoeiro, Santa Cruz, ASBJ, Catitas e Esplanada como os principais favoritos ao título. Quatro deles invictos no certame até o momento. Apenas o Gorila da Santa Cruz foi derrotado pelo Força Jovem dos Catitas no chamado confronto de favoritos. Portanto, não tenho dúvida que estarão na briga pelo troféu. Minha expectativa é que numa fase mais aguda do campeonato, quando tiverem que se enfrentar numa decisão de 180 minutos, teremos jogos ainda mais emocionantes. Para essa última rodada do primeiro turno teremos outros bons jogos: Grupo A: Limoeiro x 1º de Maio – Esplanada x Bonja Jr.; pelo grupo B: Catitas x Santo Antônio – Santa Cruz x América de Santa Efigênia.
Mineiros: Entrando nos eixos
Lamentavelmente apenas o América não se encaixa no subtítulo da coluna. O Coelho faz a pior campanha de um lanterna na era dos pontos corridos do Brasileirão, até mesmo quando não joga tão mal o América perde. O risco de cair já chega a 97%. Portanto, acho que o atual campeão mineiro já pode começar a planejar 2017.
O Cruzeiro sim se encaixa na frase “entrando nos eixos”. Depois da chegada de Mano Menezes e alguns reforços pontuais diga-se de passagem, a Raposa deu um salto de qualidade e consequentemente de resultados. Depois da vitória massacrante sobre o Botafogo pela Copa do Brasil, acho que já vale a pena começar a priorizar a competição. Afinal, é um título muito importante, com vaga na Libertadores e o único ainda possível este ano.
O Atlético vez ou outra dá uma escapadinha dos eixos. Mas, é verdade que na maioria do tempo tem feito tudo certo pra acabar com o jejum de 45 anos sem o título brasileiro. Até mesmo quando erra nas opções, Marcelo Oliveira acerta no resultado. Com tempo até o dia 07, quando enfrenta o Vitória, o Galo pode acertar a defesa que vem sendo na minha humilde opinião, o ponto vulnerável da equipe.
Seleção Brasileira: Bom começo
O começo da chamada ‘Era Tite’ na seleção não poderia ser melhor. A vitória consistente contra o Equador em Quito, não só melhorou a posição na tabela das eliminatórias, mas, também devolve um pouco da confiança que começou a ser recuperada com a medalha de ouro olímpica. Alguns nomes na convocação foram e podem realmente serem questionados. Porém, diante do resultado e do desempenho em campo, podem provar que Tite está certo. Outros nomes dão a certeza que Dunga sempre esteve errado. Como pode imaginar uma seleção sem o lateral Marcelo? Por outro lado, como diria minha avó, “devagar com andor que o santo é de barro”. Muito cedo para euforia exagerada e dizer que voltamos a ser a seleção dos sonhos. Entretanto, só por saber que temos um técnico estudioso de futebol, que acompanha a evolução mundial, que se interessa por saber como jogo o adversário, que principalmente sabe oque esta fazendo, já é um alento. Dia 06, em Manaus, o jogo é contra a Colômbia. Sem oba-oba tem tudo pra vencer mais uma.
Rogério Silva
Leia mais comentários acessando o site: www.diariodecaratinga.com.br