Margareth Maciel de Almeida Santos
Advogada e doutoranda em Ciências Sociais.
Pesquisadora CNPQ.
Tomei um táxi para ir ao shopping e passamos (eu e o motorista) o trajeto criticando a falta de ética na sociedade e na política brasileira. Quando chegamos ao shopping, o motorista arredondou o valor de R$32,40 para R$33,00. Deixei por isso mesmo e pensei como um cidadão que grita pela falta de ética pratica uma ação antiética. Voltei ao passado relembrando do ex-presidente Collor, quando foram divulgadas as denúncias sobre o seu governo. O impeachment levou Collor à perda do cargo.
Marx Weber, sociólogo, explica que política tem um conceito extremamente amplo e compreende tipo de liderança. Explica ainda que existe uma diferença daquele que é político porque gosta de ser político e o outro que vive da política considerando-a apenas um serviço, e explica a ética compreendida na forma em que a pessoa age. Esta pessoa esta fazendo o bem para a sociedade e admite suas falhas em qualquer circunstancia?
Completando o pensamento de Weber me remeto a Aristóteles e se pode questionar: Qual a influencia que a minha ação representa para a sociedade?
Essa é a chamada ética do bom senso explicada pelo filosofo Aristóteles, afirmando que esta pode ser alcançada através da virtude.
“Considerando que a ética e moral destina-se a educação do indivíduo, e a política e a educação dentro de um espaço que envolve a coletividade do indivíduo amparada pela virtude (educação, ética e política) na sua formação moral que humaniza e interage com os outros”.
Atualmente estamos atolados em uma lama fétida. Surge a necessidade de uma ética nas atitudes, nas políticas e na educação. Li uma vez que “o pior analfabeto é o analfabeto político completamente alheio aos acontecimentos e não se sente indignado com a corrupção generalizada pela qual estamos passando”.
Não podemos fazer confusão com Ética e Moral, pois estas formam um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem que vive em sociedade, e estas normas morais são adquiridas pela educação. A Ética seria o conjunto de valores, uma bússola que orienta o comportamento do homem em relação aos outros homens, com a garantia de um bem-estar social.
Será que conseguiremos amenizar situações desagradáveis de aspecto social? Pensando na atitude do motorista de táxi, percebi que aqueles que pregam a ética como defesa são os primeiros a desrespeitá-la. O que acontece é que as pessoas em todos os momentos querem levar vantagem em relação as demais pessoas, seja nas pequenas ou nas grandes coisas. Surge a necessidade de não apenas observar a ética na sociedade em que vivemos, mas principalmente termos atitude de praticá-la. Somente os nossos exemplos e nossas atitudes que irão guiar o progresso de nossa sociedade. Pensemos nisso.