Os conselheiros serão empossados no dia 10 janeiro de 2016. Esta foi a primeira vez em que os conselheiros foram escolhidos por meio do voto em uma eleição simultânea em todo o país
CARATINGA – O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) realizou a diplomação dos conselheiros tutelares eleitos no processo eleitoral realizado em 4 de outubro, após passarem por uma prova escrita, para avaliar o conhecimento sobre a rede da Justiça, as leis que protegem as crianças, apresentação de documentação.
A presidente do CMDCA, Lívia Siqueira, diplomou cinco conselheiros titulares e cinco suplentes na tarde de sexta-feira (6). A cerimônia foi realizada na sede do Pronatec, na Rua João Pinheiro. Os conselheiros serão empossados no dia 10 de janeiro.
Lívia deu as boas-vindas aos novos conselheiros e destacou que a partir de janeiro há muito trabalho a ser realizado. “Espero que vocês consigam fazer a diferença na vida de cada criança e adolescente que precisar do apoio do Conselho Tutelar. É um trabalho de doação e uma forma de defender os direitos das crianças e dos adolescentes”. Lívia destacou, também, que em Caratinga o processo de escolha dos novos conselheiros tutelares foi realizado com muita lisura. “O nosso processo e a eleição aconteceram com muita transparência, seguindo rigorosamente o edital e as determinações federais, uma vez que esta eleição foi unificada e aconteceu em simultâneo em todo o país. Os candidatos tiveram a oportunidade de realizarem as campanhas, tudo de forma muito pública. O mérito é todo dos candidatos eleitos”.
Maria das Graças Dornelas de Souza foi a candidata mais votada com 190 votos. A nova conselheira fala da expectativa para o início dos trabalhos em 2016. “Estou com muita disposição e sei que será muito trabalho. Com o apoio dos demais conselheiros, das autoridades e da população, tenho a certeza que realizaremos um bom trabalho. Precisamos cuidar melhor das crianças e adolescentes que são submetidos aos mais diversos tipos de desrespeito e abusos”.