CARATINGA – No último sábado (9), o Centro de Assistência à Saúde Unec (CASU) recebeu um mutirão de avaliações da Clínica de Fisioterapia. Dez profissionais estiveram disponíveis para atender 150 pacientes que tinham consulta marcada. De acordo com o fisioterapeuta Fabiano Soares Genelhu Andrade, a iniciativa foi motivada pela grande demanda da instituição, resultando em muitos pacientes na lista de espera.
Após as avaliações, as pessoas atendidas serão encaminhadas a tratamentos específicos na Clínica de Fisioterapia e no Centro de Reabilitação Funec, localizados nas unidades II e III do Unec, respectivamente. “Esses tratamentos envolvem as áreas de ortopedia, traumatologia, neurologia, uroginecologia, respiratória, pediatria, geriatria, cardiologia, oncologia, reabilitação linfovenosa. Também utilizamos outras modalidades como Pilates, equoterapia, acupuntura, auriculoterapia e bandagens neurofuncionais”, detalha Fabiano Genelhu.
Um dos pacientes atendidos no mutirão foi a senhora Leda Gomes. Ela faz fisioterapia há pouco mais de dois meses, para se tratar das consequências de um AVC que lhe comprometeu os movimentos do lado esquerdo do corpo. “Estou apresentando uma evolução grande. Nem me mexia, agora consigo andar com o auxílio de uma muleta. Os profissionais todos nos tratam com muita atenção”, conta ela, que também faz equoterapia no Centro de Reabilitação Funec.
William Soares da Silva, o fisioterapeuta que assistiu dona Leda no mutirão, a acompanha desde o começo do tratamento e reforça a necessidade de constância do paciente no processo de recuperação. “A fisioterapia vai fortalecer os movimentos gradativamente, então os exercícios devem ser feitos também em casa, pelo menos uma vez por dia”, explica.