CARATINGA – Na última semana foi realizado no Casu – Hospital Irmã Denise o procedimento de artroplastia total de joelho, que é mais conhecido como prótese total de joelho. Trata-se de uma cirurgia de alta complexidade indicada para pacientes com dores crônicas no joelho, e que tem como objetivo auxiliar o paciente no controle da dor, substituindo uma articulação “doente” por uma prótese que funciona como uma nova articulação. A equipe do médico Jorge Ferreira Pacheco Filho, ortopedista especialista em joelho, coordenou a cirurgia.
O procedimento recompõe a estrutura do joelho por meio de componentes metálicos e plásticos de maneira segura e confortável para desenvolver as atividades da vida diária, além de permitir um caminhar sem dores. Com relação aos riscos o especialista Jorge Ferreira, afirma que, “todo procedimento tem seus riscos e com certeza cirurgia de prótese não é diferente, porém os riscos são sempre minimizados com os nossos cuidados pré-operatórios, durante o procedimento, e pós-operatórios”.
A recuperação pós-operatória promete ser rápida, mas exige dedicação e o acompanhamento com fisioterapeuta, para que seja realizada com segurança. “Principal orientação pós-operatória é que esse paciente não é mais doente, ele tinha uma doença, a gente conseguiu eliminar essa doença. Então já colocamos esse paciente para pisar, realizar exercícios com o joelho no primeiro dia após a cirurgia, justamente para obter uma reabilitação da melhor forma possível. É importante reabilitar, fazer a fisioterapia e se medicar conforme a orientação para ter um pós-operatório satisfatório”, explica o médico Jorge Ferreira.
O medo é um dos fatores que leva muitas pessoas a conviver com as dores no joelho, segundo médico Jorge Ferreira, não há motivos para não realizar a cirurgia. “Esse medo é muito comum, por se tratar de um procedimento de alta complexidade, mas hoje Caratinga conta com uma estrutura muito completa, tanto técnica quanto física para realizar esse tipo de cirurgia. O nossos pacientes estão muito satisfeitos com os resultados pós-operatórios desse procedimento. O Casu oferece uma estrutura muito boa, um bloco cirúrgico completo, hotelaria perfeita, todo o aparato necessário para realizar esse tipo de cirurgia. O que eu aconselho aos que apresentam alguma dor no joelho, dores crônicas, é perderem o medo dessa cirurgia”, finaliza o especialista.