Ruibran dos Reis avisa que desde 2011 não ocorriam chuvas nessa intensidade
CARATINGA – Seguindo as previsões meteorológicas, Caratinga tem registrado nos últimos dias a ocorrência de pancadas de chuvas, que têm se manifestado durante parte do dia ou em algumas ocasiões ao longo do dia.
O DIÁRIO DE CARATINGA entrou em contato com o meteorologista Ruibran dos Reis, que fez um balanço sobre a situação de Caratinga e do estado. Há previsão de chuvas para até a próxima quarta-feira (27).
De acordo com Ruibran, o bloqueio que existia para a chegada de frentes frias a Minas Gerais acabou. “Neste mês já é a segunda frente fria que atua no estado. Desde janeiro de 2011 não ocorria chuvas semelhantes às que estão acontecendo nos últimos cinco dias. A frente fria se encontra estacionária e deverá atuar no Vale do Rio Doce até o final de semana”.
No ano passado Caratinga e região vivenciou uma severa estiagem. Mas, de acordo com o meteorologista, pelo menos nos próximos dois meses o quadro é mais otimista. “A temperatura da água do mar entre o Rio Grande do Sul e a África estava acima do normal. Este era o fator que dificultava a chegada de frentes frias a Minas Gerais. A temperatura aqui voltou ao normal, e as chuvas nos meses de fevereiro e março deverão ficar acima da média em Caratinga”.
Além disso, de acordo com Ruibran, o fenômeno La Niña (N.E.: oposto ao El Niño: enquanto que este é devido ao aumento da temperatura do oceano Pacífico, a La Niña ocorre devido à diminuição da temperatura ocasionada pelo aumento da força dos ventos alísios) volta a atuar a partir de julho. “Com isso o próximo período chuvoso começará mais cedo e será muito bom de chuvas”, finaliza.