Chuvas assolam novamente Bom Jesus do Galho e município declara estado de emergência
Várias estradas rurais estão interditadas e acesso até Córrego Novo está bloqueado
BOM JESUS DO GALHO – Devido as forte chuvas, Bom Jesus do Galho mais uma vez se encontra em estado de emergência. O decreto nº 02 de 2023 foi publicado nessa segunda-feira (9). Segundo informação da prefeitura, Várias estradas rurais estão interditadas e acesso até Córrego Novo está bloqueado. Nessa terça-feira (10), os bombeiros militares estiveram em vários locais de Bom Jesus do Galho para assim verificar as condições dos imóveis atingidos e também das estradas rurais.
Estado de emergência
Em sua consideração, o prefeito Padre Aníbal Borges (PT) relatou que na madrugada do dia 09/01/2023, “em decorrência das fortes chuvas que assolaram cidade e região, fato este que fez com que houve grande acúmulo de águas, destelhamento de casas, alagamentos, queda de energia, erosão e deslocamento de taludes, existindo ainda grande risco físico de desmoronamento/desabamento, nos locais afetados e quedas de árvores nos locais que foram atingidos”.
O chefe do executivo complementa, “tal situação caracteriza como emergência, pois proporciona alteração intensa e grave de desabamento e/ou desmoronamento, queda de barreiras, muros, estradas e pontes, várias vidas estão em risco o que demanda uma ação imediata uma ação imediata e urgente desta administração para evitar um desastre maior”.
O documento também ressalta que dezenas de casas foram atingidas e que a Defesa Civil deu parecer favorável a declaração de estado de emergência.
Situação das estradas
Nesta terça-feira, os bombeiros militares estiveram no município e verificaram estradas rurais, principalmente o trecho que liga Bom Jesus do Galho ao distrito de Quartel do Sacramento, onde haveria o risco de queda de barreira.
Outra via importante para o município, a estrada que liga Córrego Novo a Bom Jesus do Galho está totalmente bloqueada depois que uma encosta cedeu e atingiu toda a pista, a rua José Aniceto Frutuoso. O terreno ainda pode se movimentar. Por isso a Defesa Civil pediu que aproximadamente oito famílias que moram neste local deixem suas casas. Outras três famílias da área urbana também precisaram se abrigar em outro endereço.
Até a tarde de ontem, a Defesa Civil de Bom Jesus do Galho trabalhava no levantamento dos danos e a prefeitura atuava na assistência às famílias. Córrego Novo também solicitou máquinas da administração de Bom Jesus do Galho para ajudar a desbloquear estrada.
Quem está em Córrego Novo e precisa vir para Caratinga, tem que se deslocar até Ipatinga, próximo ao aeroporto, utilizando a BR-458, e depois a BR 116. Quem está em Caratinga e pretende chegar em Córrego Novo, Pingo D’Água e localidades próximas também precisa dar a volta por Ipatinga.