Ar seco, ausência de ventos e queimadas causaram o fenômeno. Imagem foi capturada pelo DIÁRIO na tarde de ontem
CARATINGA – Ontem, uma camada de cinza foi vista sobre as casas e prédios de Caratinga. A tonalidade chamou a atenção e causou a curiosidade de algumas pessoas.
O estranho fenômeno meteorológico pôde ser verificado nos céus durante a tarde. O céu deixou sua cor característica nos dias de sol aliado ao forte calor. A cena foi capturada pelas lentes do fotógrafo do DIÁRIO, Wilson Martins, por volta de 15h.
Fenômenos semelhantes foram registrados em outros locais, como Curitiba/PR e Jundiaí/SP. Especialistas acreditam que o fenômeno seria causado por zonas de baixa pressão que impedem a dissipação dos poluentes, causando a inversão térmica. A situação não classifica o ar em condição ruim, mas aliado à falta de chuva e à queda na umidade relativa do ar, gera aumento dos casos de resfriado e sinusite, por exemplo.
O efeito semelhante à fumaça mostra as consequências da grande massa de ar seca, sem umidade. A Reportagem procurou o meteorologista Ruibran dos Reis, que explicou que o fenômeno está sendo causado pelo ar seco, ausência de ventos e pelas queimadas que tem sido registradas constantemente nos últimos dias.
No site do Climatempo, o meteorologista alertou que uma massa de ar quente e seco deixaria o dia ensolarado em quase todas as regiões de Minas Gerais, logo no início desta semana. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a umidade relativa entre 12 e 20% é considerada como Estado de Alerta, e as pessoas devem seguir as seguintes recomendações: tomar muito líquido; evitar atividades físicas entre 11 e 17h; evitar locais fechados com aglomerações.
Outra recomendação de Ruibran é devido à quantidade de radiação ultravioleta que está alta nos últimos dias. Portanto, utilize protetor solar se tiver que fazer atividades ao ar livre.