No dia 25 de janeiro de 2010, entrava em atividade o Centro de Oncologia José de Alencar da Silva, que leva esse nome em homenagem ao vice-presidente da República, a pedido dos próprios pacientes, pois ele se tornou um símbolo da luta contra o câncer.
Em 2009 a Casa de Saúde União deu início a uma reforma no quarto andar da entidade, onde funcionava o atendimento aos pacientes que faziam hemodiálise. Com a transferência de alguns serviços do SUS para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, esse andar ficou ocioso e os sócios da instituição sentiram a necessidade de oferecer algum atendimento que Caratinga demandasse e ainda não oferecesse. Diante disso, foi oficializada a criação do Centro de Oncologia José Alencar da Silva.
Pioneira em diversos serviços prestados e oferecidos ao público não só de Caratinga mas também às cidades vizinhas, os investimentos privados neste Centro foram registrados em aproximadamente R$ 400 mil tendo em vista uma área de abrangência de cerca de 350 mil habitantes. A estrutura física desta ala, conta com equipamentos modernos, conforto e várias salas, como recepção, dois consultórios, secretaria, almoxarifado, sala de cateter, sala de observação, leito de longa permanência – para tratamentos mais longos, sala de quimioterapia, posto de enfermagem e a ala de quimioterapia, onde está instalada a cabine de segurança biológica, onde há a manipulação de sais específicos para o tratamento individual, feito pela farmacêutica responsável.
LEGENDA: