Pais estão preocupados com as condições do prédio que atende a instituição
CARATINGA – O Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Belas Artes, localizado à Rua José de Paula Maciel, foi inaugurado no dia 17 de setembro de 2013 e atende cerca de 500 crianças, distribuídas em dois turnos. A escola funciona no prédio que abrigava um hotel. O imóvel passou por adequações, mas ainda estaria distante do ideal para atender uma instituição de ensino, algo que causa preocupação em muitos pais.
E o assunto já foi tema de reportagem do DIÁRIO publicada em 5 de março de 2016, pois no ano de 2014, após o Ministério Público ter oficiado o Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Manhuaçu, foi realizada uma vistoria no prédio do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Belas Artes. Durante a vistoria, foram constatadas uma série de irregularidades, em desacordo com a Lei 14.130/01 e o decreto estadual 44.746/08 e outras normas necessárias para o seu funcionamento, com o mínimo
de segurança contra incêndio e pânico. Dentre as infrações registradas àquela época estavam as faltas de: saída de emergência, sistema de detecção e alarme de incêndio, sistema de proteção por extintores, sistema de proteção e segurança contra incêndio e pânico, segurança estrutural e do auto de vistoria dos bombeiros. Nesta reportagem sargento BM Souza declarou: “O básico foi executado. Tem corrimão, escada antiderrapante e possui sinalização de rota de saída. Tem o extintor, mas este tem que ser regularizado, pois está com carga em desacordo. Falta sistema de hidrante, são coisas que a gente costuma cobrar no projeto. Sistema de alarme também não foi apresentado”
Foi dado um prazo para que a Prefeitura de Caratinga se adequasse às exigências. A reportagem do DIÁRIO entrou em contato com assessoria de comunicação da Prefeitura de Caratinga para saber como estava a situação, porém não obteve resposta até o final dessa edição. A única informação é que haveria uma reunião na noite de ontem para tratar desse assunto.
PAIS PREOCUPADOS
E os pais que têm filhos estudando no CEIM Belas Artes demonstram certo receio, como é o caso do representante comercial Edmilson Rodrigues. “Minha esposa e eu conversamos muito sobre isso. Realmente não sabemos como está a situação. Esperamos que encontrem um local seguro para que as crianças possam estudar. Acredito que a prefeitura está tentando fazer o melhor trabalho possível e irá conseguir abrigar bem essas crianças”.
A operadora de caixa Cíntia dos Santos também falou sobre o assunto. “Na verdade o prédio não traz nenhuma segurança, a sua estrutura não é boa. Já houve ocasiões onde as crianças foram dispensadas por causa das chuvas. Depois ficou aquele cheiro de mofo e tive que voltar com meu filho para casa, pois ele é bastante alérgico. Te
m ainda essa construção do lado (Cine Brasil) e nos preocupa a questão de criadouro de mosquitos, pois são visíveis as poças d’água, é só chegar na janela. Meu filho até reclama da quantidade de pernilongo”.
Uma avó que tem neto que estuda no CEIM Belas Artes falou com a reportagem, mas pediu para não ser identificada. Ela disse que está preocupada. “Além de tudo o que os bombeiros constataram, é claro que este local não atende os requisitos necessários, as salas são pequenas e as crianças ficam amontoadas, não ‘pegam sol’ e não tem espaço para brincar”, listou.