Secretaria Municipal de Educação se pronuncia sobre o assunto e informa que está tomando providências
CARATINGA – Na edição de ontem, o DIÁRIO publicou a matéria “CEIM Belas Artes – Pais estão preocupados com as condições do prédio que atende a instituição”. A reportagem fala do receio dos pais que têm filhos estudando no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Belas Artes, localizado à Rua José de Paula Maciel, centro. De acordo com eles, o local não oferece estrutura adequada para abrigar uma instituição de ensino.
A preocupação dos pais está fundamentada em vistoria feitas pelos bombeiros que constatou uma série de irregularidades, em desacordo com a Lei 14.130/01 e o decreto estadual 44.746/08 e outras normas necessárias para o seu funcionamento, com o mínimo de segurança contra incêndio e pânico. Dentre as infrações registradas àquela época estavam as faltas de saída de emergência, sistema de detecção e
alarme de incêndio, sistema de proteção por extintores, sistema de proteção e segurança contra incêndio e pânico.
Ontem, a reportagem do DIÁRIO conversou com a secretária municipal de Educação Marlete Pereira dos Santos. Ela disse que a Prefeitura de Caratinga está tratando democraticamente dessa situação e se reunindo com pais e funcionários. “Estamos fazendo uma comissão para resolver essa questão e encontrar melhor local para as crianças”, pontuou a secretária.
Marlete Pereira ponderou que é muito difícil encontrar no centro de Caratinga um local adequado para comportar cerca de 550 crianças. Ela informou que dois endereços já foram visitados, mas apenas um apresenta condições para abrigar uma escola. “Como procuramos fazer uma gestão democrática, estamos procurando junto dos pais resolver essa situação. Tivemos reunião onde várias opiniões foram dadas e estamos estudando cada uma delas”.
Segundo a secretária, em visita ao prédio, não precisa ser especialista para detectar algumas deficiências. “Houve uma notificação do Ministério Público para tomarmos providências. A Defesa Civil apresentou um laudo de agosto de 2016 onde eram relatados os problemas do prédio. Essa situação foi adiada para essa gestão e estamos tentando resolver da melhor maneira possível”, alegou Marlete Pereira.
Com base no laudo da Defesa Civil e na solicitação do Ministério Público, foi pedido ao Corpo de Bombeiros para fazer vistoria, sendo mais uma vez constatado que providências teriam que serem tomadas imediatamente.
Outro ponto observado pela secretária, é sobre a localização de um possível novo endereço para o CEIM Belas Artes. “A questão da localização é primordial. Sabemos que a demanda da creche é para atender os pais que trabalham; como Caratinga oferece empregos, em sua maior parte, no centro, isso facilita a vida desses pais. Esse aspecto também foi discutido na reunião com os pais e todos querem um lugar bem localizado. Estamos trabalhando para que todos fiquem satisfeitos e esse problema seja solucionado”, finalizou a secretária municipal de Educação.