Palestra “Limpeza e Higienização Hospitalar” faz parte do Programa de Educação Continuada e leva inovações às equipes para garantir mais segurança ao cliente reafirmando o compromisso do CASU com o atendimento de excelência
CARATINGA – Transformar os colaboradores de Serviços Gerais em profissionais de Higienização Hospitalar: essa é a ousada proposta que o CASU – Centro de Assistência à Saúde FUNEC está realizando em parceria com a empresa Líder Soluções e Higienização. Quinze funcionários do setor foram convidados a participar de um treinamento que foi iniciado com a palestra “Limpeza e Higienização Hospitalar” com carga horária de 04 horas realizado em duas etapas, nas manhãs de quarta (28) e quinta-feira (29). A capacitação faz parte do Programa de Educação Continuada de 2018 que visa o aprimoramento de todos os colaboradores do CASU para a realização do atendimento seguro, humanizado e de excelência.
Angélica Lopes Barbosa participou da capacitação e diz que é muito importante conhecer novas técnicas que possam facilitar e melhorar o desenvolvimento do trabalho. “Quando participamos de treinamentos entramos em contato com pessoas preparadas para responder às nossas perguntas e não podemos deixar de aproveitar essa oportunidade. Nessa etapa ficamos cientes de que podemos colaborar ainda mais para aumentar a segurança do paciente e como a correta higienização pode fazer toda a diferença para melhorar o ambiente hospitalar”.
De acordo com o consultor técnico da Líder Soluções e Higienização, Tiago Barbosa da Silva Mota, expositor da palestra, o CASU é um hospital exemplo na região. “Aqui a empresa que represento tem as portas abertas para atuar e trazer novas ideias para os seus colaboradores e isso faz toda a diferença. O CASU tem excelente infraestrutura e investe em equipamentos, o que facilita muito a realização da higienização pelos seus colaboradores. Todos aqui já têm conhecimento da importância da realização de um bom trabalho de higienização para evitar problemas, como as infecções, por isso hoje tratamos da parte teórica, mas também da prática. Apresentamos inovações, pois muita coisa vem mudando nessa área, desde o comportamento, a apresentação pessoal e o despertar dos funcionários da limpeza para a ética profissional. Deixamos claro que o bom comportamento do profissional reflete diretamente na imagem do hospital perante a sociedade”.
De acordo com a diretora de Assistência do CASU, Paula Botelho, o Programa de Educação Continuada é uma confirmação de que nunca é tarde para aprender e que sempre há algo a ser aprendido. “O Programa acontece em dois plantões para dar oportunidade de igual participação a todos os colaboradores. O objetivo do CASU é promover a conscientização das equipes profissionais sobre a importância de uma constante qualificação do indivíduo, seja no âmbito pessoal, acadêmico ou profissional”.
Com o Programa de Educação Continuada o CASU tem o objetivo de manter as equipes atualizadas a fim de trazer mais segurança ao paciente na prevenção de infecções, dentre outras vantagens. Todas as palestras visam o aprimoramento profissional e colaboram, também, para garantir o atendimento humanizado e seguro aos clientes do Casu – Hospital Irmã Denise, Casu – Hospital Veterinário Joaquim Felício, do Centro de Reabilitação Funec-Casu e do Instituto Casu Social I e II.