CARATINGA – O Centro de Assistência à Saúde Unec (CASU) participou ativamente das comemorações do aniversário de Caratinga, no último dia 24 (sexta-feira). Com uma tenda instalada na Avenida Dário Grossi, a equipe da instituição prestou serviços e informações de saúde ao público durante a I Corrida da Amizade.
A estrutura foi montada no início do percurso da prova para atender os corredores profissionais e amadores do evento, que passou pela avenida a partir da Praça da Estação. Além de oferecer exames como aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, os profissionais envolvidos na ação distribuíram panfletos com informações sobre como ter uma vida mais saudável.
Um dos atletas que estiveram no local foi o empresário Natalino Honório de Souza. Ele é ciclista há 20 anos e acompanha sempre seu estado de saúde em decorrência da atividade física. Ele e elogiou a iniciativa do CASU e aproveitou para fazer uma checagem rápida de seu condicionamento. “Deveria ter sempre trabalhos como este aqui, porque os atletas que pedalam ou correm aqui na avenida nem sempre têm esse suporte”, diz.
Já a delegada aposentada Altair dos Santos é praticante da caminhada. Todos os dias ela está na avenida para se exercitar, e também visitou a tenda durante a ação na Corrida da Amizade. “Sou hipertensa, já fiz uma angioplastia, então acho importante ter esse acompanhamento. Quero garantir que vou ficar mais um pouquinho aqui na Terra”, brinca.
Paula Botelho, enfermeira que coordenou o trabalho da tenda, afirma que o acompanhamento é recomendado a todas as pessoas que praticam atividade física, mas há casos em que essa atenção deve ser ainda mais detalhada. “Quando a pessoa já tem alguma patologia cardíaca, se for hipertensa ou diabética, tem que estar em constante monitoramento. Se isso não for cuidado, pode trazer riscos à saúde”, informa.
Essa foi mais uma ação do CASU na Avenida Dário Grossi, promovendo a conscientização da vida saudável e manutenção de hábitos de prevenção e proteção da saúde. Constantemente uma equipe da instituição se instala no local para auxiliar os atletas no monitoramento de suas condições físicas. “A atividade traz um gasto de energia, e consequentemente, a glicose pode diminuir e a pessoa pode ter alguns sintomas de mal estar. É importante estar sempre acompanhando, manter uma dieta equilibrada, atividade física e essa mensuração da pressão e da glicemia”, ensina a enfermeira.