CARATINGA- O Casu – Hospital Irmã Denise promove a Semana de Humanização entre os dias 28 de abril e 04 de maio, focada em ações afirmativas de humanização entre os pacientes e colaboradores. Todo paciente que procura um atendimento médico ou hospitalar já está passando por um processo de doença, ou mesmo algum tipo de mal-estar. E por se tratar de um momento delicado de sua vida o atendimento humanizado faz toda a diferença na assistência que será oferecida. Por isso, a instituição investe na tríade: Paciente, Família e Equipe para garantir o atendimento humanizado.
Para a diretora Geral do hospital, Daniela Fonseca Genelhu Soares, o atendimento humanizado vai além do atendimento médico/hospitalar e envolve, portanto, outros valores e comportamentos. “Para garantir um atendimento humanizado focamos sempre na ética profissional, no tratamento individualizado, na escuta atenta e sensível do paciente, no respeito a intimidade de diferenças do outro, na comunicação eficiente com o paciente ou seus familiares, e além disso, investimos na infraestrutura adequada e com recursos tecnológicos que minimizem o sofrimento do paciente”.
Para que o atendimento seja padronizado e focado na humanização, o Casu – Hospital Irmã Denise promove treinamentos para os colaboradores e ainda segue um protocolo interno de atendimento. A técnica de Enfermagem, Fabiana Pereira Gomes, que integra a equipe de enfermagem do hospital descreve os padrões de atendimento na unidade. “Nós trabalhamos com humanização, carinho e atenção aos pacientes. Procuramos agilizar ao máximo o atendimento prestado e amenizar a dor de cada um que necessita do nosso atendimento”.
Além do atendimento, o hospital promove também iniciativas que colaboram com os cuidados com os pacientes. É o caso da Semana de Humanização que acontece entre os dias 28 de abril e 4 de maio no Casu, como explica o gestor empresarial do Casu, Nóe Comemorável Neto. “Durante a semana todos os setores vão, de alguma forma, trabalhar a humanização e a motivação com os pacientes, os acompanhantes e principalmente entre os colaboradores”.
Serviços como o Casu Pela Vida, que visa dar apoio às pessoas que pensam em cometer suicídio, o serviço de atendimento no modelo Home Care, o Casu – Hospital em Casa, as Terapias no Centro de Reabilitação e a atuação de assistente social, psicólogo e outros profissionais da equipe que prestam atendimento multiprofissional aos pacientes, também fazem parte das atividades de humanização da instituição.