CARATINGA – A equipe do Casu – Hospital Irmã Denise realizou pela primeira vez em Caratinga o procedimento conhecido como Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica, ou CPRE. O procedimento foi realizado pelo SUS, e apesar do nome complicado, trata-se de um procedimento endoscópico que tem como principal objetivo diagnosticar e tratar doenças que cometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas (as vias biliares intra e extra-hepáticas) e o canal pancreático principal.
O cirurgião de vias biliares, Felipe Neves, fala sobre o procedimento de alta complexidade oferecido pelo Casu. “A Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica associada a papilotomia é um procedimento endoscópico que visa, na maioria das vezes, a desobstrução da via biliar que pode ser causada pela migração de um cálculo formado na vesícula biliar. Essa obstrução pode causar ao paciente, dor abdominal, febre, pele amarelada, urina de cor escura e fezes esbranquiçadas”.
O procedimento é uma cirurgia pouco invasiva e não oferece tantos riscos como uma cirurgia convencional, como explica o médico Gonzalo Cuba Valdez, que acompanhou a cirurgia realizada no Casu. “O procedimento realizado, apesar de ser de altíssima complexidade, foi minimamente invasivo, proporcionando ao paciente um baixo índice de morbimortalidade, tempo reduzido de recuperação e menos incômodo com a dor. O que o torna mais seguro e eficaz”.
Tecnologia e inovação ao alcance da população
A CPRE, que é específica para diagnóstico e tratamento de cálculos no canal biliar, é um procedimento considerado caro, porém ao evitar cirurgias complexas e trazer segurança aos pacientes se torna uma das melhores opções de terapia. O procedimento otimiza a utilização de outros recursos hospitalares, diminui o tempo de internação e libera leitos para cirurgias de outras especialidades.
A gestora do Hospital, Raquel Carvalho, destaca que oferecer o procedimento de maneira gratuita é um diferencial do Casu. “Nós procuramos investir constantemente em equipamentos de alta tecnologia e em profissionais qualificados para oferecer o melhor atendimento aos nossos pacientes. Realizar um procedimento como esse pelo SUS para nós é muito importante, e configura um grande diferencial, já que a população de Caratinga e região pode contar com esse recurso sem se preocupar com os altos custos. E mesmo o procedimento particular, nós estamos trabalhando com um valor especial para atender a todos”, finaliza Raquel.
[vc_gallery type=”image_grid” images=”67466,67469″ img_size=”full”]