Confira a nota na íntegra:
A FUNEC – Fundação Educacional de Caratinga -, instituição com mais de 60 anos de prestação de serviços de excelência, em diversas áreas, é também a mantenedora do Hospital Irmã Denise – CASU -, referência em saúde, não apenas na região onde atua, mas também, em Minas Gerais, por sua atuação técnica e socialmente responsável, com reconhecimento da população, dos municípios e do Estado, que utilizam os seus serviços.
Em relação ao pagamento do Piso Salarial de Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem, a instituição esclarece o seguinte: Assim que foi autorizado o aumento do piso salarial destes profissionais, a instituição promoveu o reajuste na documentação e ficou esperando o envio dos recursos, provenientes do Governo Federal. Acontece que ocorreu atraso no envio no período, sendo que a instituição não tinha o que fazer, por se tratar de verba rubricada, enviada especificamente para isso. Quando o valor foi enviado – e ele entra na conta da prefeitura, que faz o repasse -, a prefeitura o enviou à instituição, porém com erro no valor, a impossibilitando de fazer o pagamento. Assim que o assunto foi resolvido, a instituição fez o pagamento, em parcela única, aos funcionários.
Ocorre que, no contracheque seguinte, a instituição teve de fazer a retenção dos valores determinados pelo IRRF (Importo de Renda) e pelo INSS, gerando os respectivos descontos, conforme prevê a legislação.
Ou seja, os descontos efetuados referem-se, exclusivamente, ao cumprimento legal, do qual não podemos e nem devemos nos esquivar.
A FUNEC reitera, mais uma vez, o seu compromisso com os seus usuários, colaboradores e comunidades. Está pronta para tomar as medidas necessárias para que não ocorra qualquer interrupção na prestação de serviços essenciais à população.
Caratinga, 12 de dezembro de 2023.
DECOM – Departamento de Comunicação da FUNEC