CARATINGA – Desde o último sábado (21), está funcionando no Centro de Assistência à Saúde- CASU/UNEC- o Centro de Tratamento da Febre Amarela. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre a FUNEC- Fundação Educacional de Caratinga- e o Governo do Estado, com o apoio da prefeitura municipal de Caratinga. A FUNEC foi procurada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e o Casu está oferecendo 20 leitos para tratamento de pacientes com suspeita da doença ou que tenham os casos confirmados. Dentre eles, 16 são de enfermaria e já estão disponíveis. Os outros quatro serão para tratamento semi-intensivo e aguardam a chegada de equipamentos cedidos pelo governo estadual.
Os pacientes de Caratinga e região deverão obrigatoriamente ser atendidos primeiro no Pronto Atendimento Microrregional (PAM) e passarão por uma triagem que será feita por um infectologista do Estado. Logo em seguida, serão cadastrados no SUS Fácil, e a Central de Regulação dos Leitos, localizada em Ipatinga, decide em qual unidade de saúde credenciada pelo Estado o paciente será internado.
O atendimento para os casos suspeitos e confirmados de febre amarela no CASU irá funcionar 24 horas. A medida se deu devido à crise causada pelo surto da doença em Caratinga e região.