CARATINGA- A Casa Ziraldo de Cultura foi inaugurada em 27 de novembro de 2009, com a abertura do 10º Salão Internacional de Humor de Caratinga.
O local abriga o acervo do cartunista Ziraldo, homenageia personalidades ilustres da cidade e recebe iniciativas culturais como exposições e apresentações artísticas.
A Casa Ziraldo é o lar de todos os artistas e agentes culturais de Caratinga consagrados, iniciantes ou aprendizes de todas as manifestações artísticas.
- Casa Ziraldo de Cultura (Foto: Arquivo)
- Registro da inauguração da Casa Ziraldo de Cultura, com a presença de Ziraldo e do cantor Agnaldo Timóteo (Foto: Arquivo)
Menino Maluquinho eternizado em Caratinga
CARATINGA- O Menino Maluquinho faz aniversário na mesma data que o cartunista Ziraldo, que morreu neste sábado (6), aos 91 anos. Ziraldo nasceu em Caratinga em 24 de outubro de 1932. Em 24 de outubro de 1980, Ziraldo apresentou ao Brasil o famoso menino da panela na cabeça.
De acordo com a reportagem de O Globo, Ziraldo contava que inventou o Menino Maluquinho enquanto fazia a barba e conversava consigo mesmo em frente ao espelho.
Em Caratinga, o Menino Maluquinho foi eternizado em uma estátua. O sorridente Menino Maluquinho acena para quem passa pelo perímetro urbano da BR-116 em Caratinga, na altura da entrada para o Bairro Santa Zita.
O monumento possui 8 metros de altura, e foi construído em resina de fibra revestido com massa sintética enrijecedora com base de concreto armado, pintado com tinta automotiva e protegido em verniz vitrificado. Possui, com a base, 10 metros de altura. O artista que elaborou o monumento foi João Rosendo Alvim Soares de Manhumirim, que realiza trabalhos importantes nas escolas de samba do Rio de Janeiro.
Foi inaugurado no dia 21 de junho de 2003, em homenagem pelas autoridades locais ao escritor e cartunista caratinguense Ziraldo Alves Moreira Pinto.
- Estátua do Menino Maluquinho
- A panela na cabeça tornou-se uma característica marcante do Menino Maluquinho (Foto: Arquivo)