Espaço é dedicado à cultura, solidariedade e a valorização dos talentos
CARATINGA – A Casa Ziraldo de Cultura, em Caratinga, comemorou 5 anos de fundação nesta quinta-feira (27). O espaço abriga o acervo do cartunista Ziraldo, homenageia personalidades ilustres da cidade e recebe iniciativas culturais como exposições e apresentações artísticas. A Casa foi inaugurada em 27 de novembro de 2009, com a abertura do 10º Salão Internacional de Humor de Caratinga.
De acordo com o diretor da Casa Ziraldo, cartunista Edra, nestes cinco anos o espaço tem sido um divisor de águas para cultura e a memória do caratinguense. “A Casa Ziraldo de Cultura vem cumprindo o seu papel, impulsionando a vida cultural e a solidariedade em nossa cidade e estimulando novos talentos e valores culturais, por meio de atividades artísticas dos mais variados segmentos, ainda que esteja funcionado, desde sua criação, com apenas 30% das ações pensadas no momento de sua concepção”.
Casa Ziraldo, a casa dos artistas de Caratinga
A Casa Ziraldo é hoje uma das vertentes que impulsionam a evolução do município nos setores cultural, turístico e servindo, ainda, de referência para criações de outros espaços. “Outro ponto de destaque é o resgate de nossa história, pois a Casa Ziraldo de Cultura é palco de homenagens para aqueles que deram sua contribuição, deixando um rico legado para o cenário cultural caratinguense. Já contabilizamos mais de 300 eventos, então, basta imaginar que se não tivéssemos conquistado esta estrutura, muitos deles não poderiam ter sido realizados. Muitos artistas queriam realizar alguma atividade e não conseguiam um espaço adequado, outros foram estimulados a colocar pra fora a sua capacidade criativa a partir do momento que passaram a adquirir este respaldo”, ressalta Edra.
A Casa Ziraldo é o lar de todos os artistas e agentes culturais de Caratinga consagrados, iniciantes ou aprendizes de todas as manifestações artísticas. “Agradeço ao prefeito Marco Antônio por estar à frente deste trabalho novamente, mantendo em mim, a esperança, de que terei todo o apoio necessário para o funcionamento em sua plenitude conceitual, conforme foi idealizado”, finaliza Edra.