Blogueira Karina Xavier repercutiu nas redes sociais com produção ousada. Evento teve temática inspirada no universo das óperas
CARATINGA- Ela começou oficialmente a vida de blogueira em dezembro de 2014. Mas, bem antes disso já demonstrava sua paixão pelo mundo da moda e sonhava fazer parte de um dos mais renomados eventos deste segmento. Aos 30 anos, Karina Xavier alcançou este feito no último dia 23 de março, quando cravou sua participação no Baile da Vogue 2019. Em entrevista ao DIÁRIO ela relembra sua trajetória e fala sobre o evento que recebe inúmeras celebridades e fashionistas.
O INÍCIO
A garota que nasceu e foi criada no Bairro Santa Zita, – onde o pai ainda reside, se divertia e montava seus primeiros looks tendo por influência a mãe que era comerciante do ramo de confecções.
Na loja de roupas e acessórios, Karina descobriu que gostava mesmo de ditar moda, contando com a especial ajuda materna. “Quando ela viajava para comprar roupas eu acabava acompanhando. Sempre gostei de acessar blog e à época rede social não fazia tanto sucesso, então era no site mesmo e às vezes eu percebia que vestia alguma coisa e as pessoas chegavam perto da minha mãe depois e falavam: ‘Vi a Karina vestindo uma roupa tal’. E a minha mãe perguntava: ‘Karina, que roupa é essa que você estava vestindo e alguém chegou perto de mim e falou?’. Viam que eu tinha postado uma foto no Facebook, que à época era o que bombava. E, então, juntava essa influência que eu tinha da minha mãe e essa paixão que eu tinha por esse universo pelo fato de eu gostar de pesquisar e ler”.
Sempre antenada às tendências, no dia 10 de dezembro de 2014, decidiu alcançar um público maior, criando um blog. Ela contabiliza um ano de pesquisa e planejamento da página. “Pensei que poderia dar certo, porque eu percebia o interesse das pessoas quando eu usava alguma roupa. Acabei fazendo e deu certo. Procurei um profissional para fazer a programação do site e passei as referências de blogueiras que eu gosto e acompanho, até ir para o ar”.
E a fonte de inspiração foram justamente blogueiras que conquistaram muita credibilidade no mundo da moda. Uma delas é a italiana Chiara Ferragni, que Karina considera referência hoje nesse universo. Também estão na lista três brasileiras. Thássia Naves, ela descreve como “extremamente ousada e pioneira em alguns projetos”. Camila Coelho é admirada pela trajetória e forma como conduziu a carreira. “E conseguiu ganhar muita credibilidade nesse universo”, afirma. Por fim, Camila Coutinho, que cita como “extremamente autêntica”.
Para Karina, todas são exemplo de empreendedorismo, pois conseguiram fazer da sua profissão um negócio. “Sobressair, se destacar nesse universo, monetizar a profissão; ter muita credibilidade com marcas, revistas e estilistas, além de estar em eventos importantes deste universo. Não mostram só fotos bonitas e lifestyle, mas, conseguem ter um conteúdo agregado”.
KARINA NAS REDES
Karina é um exemplo de que para trabalhar com moda não é preciso estar perto dos grandes centros. Ela refuta o pensamento de que viver no interior seja um desafio nesta área. “Se eu fosse pensar dessa forma, ia ficar o tempo inteiro só trabalhando, aqui na cidade ou nem trabalhando, por ficar reclamando às vezes que a cidade é pequena. Acho que existe sim mais oportunidades em outras cidades, por questão de contatos e estar mais inserido no meio, mas ser do interior nunca me atrapalhou, só por esse fato, porque sempre fui muito comunicativa. Eu sempre corri atrás de contatos, marcas, sempre estive em contato com algumas pessoas que poderiam me ajudar”.
A blogueira aposta na estratégia de networking (capacidade de estabelecer uma rede de contatos), conquistando trabalhos dentro e fora de Caratinga. “Sempre me ajudou, independentemente de estar ou não no interior. Apesar de ser uma cidade menor, de ter menos coisas que dizem respeito a esse segmento de moda e beleza, não ter eventos que fazem relação a esse universo, sempre criei alternativas e busquei outras formas de conseguir sobressair. E mostrando para as pessoas que o microinfluenciador digital também tem condição de trabalhar, independentemente do tamanho do local. Usei o fato de estar em uma cidade menor, para conseguir captar algumas marcas, fazer o trabalho regional e assim ir crescendo”.
A caratinguense tem um público nas redes sociais 90% feminino com idade entre 18 e 35 anos, que deseja saber sobre moda, beleza, estilo de vida e tendências. “Eu percebo que eles gostam de ver um pouquinho de cada desse segmento e muito do que diz respeito à vida real. Quando mostro algo relacionado à moda e beleza elas adoram, gostam daquele tipo de conteúdo; mas, quando mostro também um pouco da realidade por trás desse trabalho, dá muito engajamento. Minhas estatísticas trazem pessoas desde Caratinga e região, a São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza”.
‘Recebidos’, ‘look do dia’, ‘publi’. Todos esses termos são conhecidos por quem acompanha a rotina das influenciadoras digitais. Mas, Karina garante que muita coisa também passa despercebida mas redes. “Nós mostramos muito essa parte do glamour, bonita da profissão, mas de 100%, somente 10% é glamour, o resto é ralação (risos). Vi uma vez uma blogueira falando, li o livro dela e realmente constatei que isso é verdade. Mostramos a parte boa, as festas, as roupas e as fotos bonitas, mas tem muito trabalho envolvido. É um universo que chama muito atenção, mas tem muita coisa que as pessoas às vezes não veem. Às vezes também não mostramos esse trabalho de bastidores, porque é uma hora que estamos concentrados e precisamos render e acabamos mostrando mesmo a parte bonita”.
Karina garante que é possível se vestir bem sem gastar muito, indo de encontro ao anseio de seus seguidores por exemplos reais. “Com certeza. E gosto de frisar muito isso com o público que me acompanha. Gosto de mostrar uma peça que eu uso e como consigo criar diferentes propostas com ela. Dá para vestir bem gastando pouco assim”.
No Brasil, muitos acreditam que o paulista Nemo Nox tenha sido o primeiro a criar um blog em português, em 1998. 21 anos depois, passadas as transformações da internet e das plataformas de interação com o público, ela acredita que as blogueiras estão sendo mais reconhecidas. “A internet veio para somar, então antes o que se via só no blog/site hoje tem o auxílio de Instagram, das redes sociais. Hoje as pessoas conhecem e reconhecem mais por estar mais inseridas naquele meio. A rede social dá aquele resultado muito imediato, mas, o site é o que sempre falo e ouço pessoas do ramo falando: é a raiz. Acho que ele nunca vai sair de moda, sites grandes não deixam de existir porque as redes sociais existem. Pode surgir uma nova rede social, mas o site e o blog não. São públicos parecidos; embora redes distintas, uma complementa a outra”.
O BAILE
Após falar sobre sua trajetória, chega o ponto da entrevista em que Karina Xavier destaca a grande conquista: o Baile da Vogue. A expressão de alegria demonstrava o quanto 2019 começou surpreendente. “Falar sobre isso parecia algo muito distante para mim. Durante anos de blog, até mesmo antes disso, eu acompanhava o evento, mas sempre falei: ‘Um dia estarei ali. Vou trabalhar por isso e vou conseguir’. Coloquei aquilo como meta. Quando surgiu a oportunidade, pensei se era mesmo possível que eu estava indo para um evento que almejei durante tantos anos”.
Com as primeiras postagens do evento, em questão de minutos, veio a repercussão. “Fiquei meio aérea, até hoje acho que estou um pouco, mas é porque deu muita repercussão tudo isso. Vi que tinha muita gente que me mandou feedback positivo porque torcia por mim e estava feliz por eu estar ali. É um evento referência no universo da moda, traz uma visibilidade muito grande, então ter participado foi sem dúvida uma das coisas mais importantes que aconteceram nos quatro anos de blog. Mas, se Deus quiser, quero que seja apenas o início”.
O grande número de comentários e elogios são consequência da produção cuidadosamente planejada para o evento. Ousadia, elegância e sofisticação. “Tenho que agradecer primeiro aos meus parceiros que confiaram em mim e compraram a ideia comigo. O baile da Vogue é carnavalesco, coincidiu deste ano ser pós-carnaval, mas geralmente é pré-carnaval. O tema deste ano foi ‘The Golden Opera- A Ópera de Ouro’. O estilista Kleber Vieira me sugeriu fazer um vestido dourado rosê, que é uma coisa que transmite muita feminilidade; sensual, mas sem vulgaridade. E que tivesse muito brilho, porque é uma noite glamorosa e muito bonita. Conversei com a maquiadora Indyaline Assis, uma amiga que já conheço há anos e mora em Belo Horizonte, na hora ela comprou a ideia comigo e começou a pesquisar várias referências que tivessem relação com o tema”.
Dessa parceria surgiram as ideias que deram mais um toque especial para a produção. Uma delas foi a inspiração de um cabelo volumoso, remetendo a um estilo mais dramático. “Pensamos em um cabelo muito ousado, extravagante, que chamasse muita atenção. Então, optamos por colocar aquele cabelo grande e volumoso. E uma maquiagem dourada, com o olho um pouco marcado, que traz uma coisa mais melancólica, mais ópera, mas que tenha muito brilho e glamour que a noite pede. Escolhi um adereço para cabeça também da Benedita Acessórios, que também é de Belo Horizonte e acho que ele trouxe o carnaval para a composição da produção também”.
A combinação foi aprovada pelos seguidores e demais usuários das redes sociais. “Repercutiu muito. Eu sabia que teria uma repercussão positiva, mas não imaginei que fosse tanta. Vi várias pessoas repostando a foto, às vezes até mesmo instagrans que eu não conhecia ou seguia, que fizeram várias enquetes e todas tiveram resultado positivo; vários sites de fofoca postando e um site super conhecido também postou”.
Após participar do evento de seus sonhos, para Karina, a sensação é de gratidão por um evento organizado e agradável. “É melhor do que imaginei. As pessoas estão ali para curtir e confraternizar, aproveitar tudo de uma forma muito saudável. Todo mundo extremamente simpático e educado, uma noite muito gostosa, com muita fartura, música e animação. Vi várias pessoas que eu admiro desse universo, mas não podia ficar tietando todo mundo o tempo inteiro, porque estão ali para curtir o baile, aproveitar a noite, não é um momento a trabalho. Apesar de todos estarem vestidos e caracterizados de uma forma que exponha muita a sua personalidade e o seu nome, sua marca, percebi que todos desejam na verdade curtir o evento e se deliciar da festa”.
O TRABALHO CONTINUA
Apesar de participar de eventos importantes no cenário da moda, marcando presença em locais que sempre desejou, a blogueira é obstinada e acredita que está apenas no início de sua caminhada profissional. “Sempre que conseguimos aquilo que desejamos muito, pensamos que agora podemos nos superar e desejar algo maior. Quero participar de tanta coisa ainda, tenho tantos projetos para colocar em prática. Abri mão da fonoaudiologia, que é a minha profissão de formação, para me dedicar 100% ao blog e vejo que quanto mais tenho me dedicado, investido meu tempo e meu foco nele, mais as coisas têm dado certo”.
Karina enfatiza que muito mais do que conseguir dinheiro para se manter financeiramente, o importante é deixar sua marca para as pessoas. “Quero continuar inspirando de maneira positiva, que meu trabalho tenha um impacto bacana na vida delas, leve informação de moda e conteúdo. E apoio da família, marido e de todo mundo que me acompanha é essencial. Acho que eu não teria conseguido metade das coisas que conquistei se não fossem as pessoas que me acompanham. Ninguém é nada sozinho. Ter uma raiz sólida, que são as pessoas que torcem pela gente, a família que está sempre apoiando, faz a diferença”.