CARATINGA- O número de casos confirmados de COVID-19 tem crescido em Minas Gerais nas últimas semanas, apresentando uma tendência de alta conforme os dados da Secretaria de Estado de Saúde. Na última sexta-feira (18), o uso de máscara passou a ser obrigatório nos estabelecimentos e serviços de saúde de Belo Horizonte; no transporte coletivo e nas respectivas estações de embarque e desembarque; no transporte escolar; e nos serviços de transporte por táxi ou aplicativo.
Diante deste alerta em todo o Estado, os leitores e internautas do DIÁRIO pediram atualizações a respeito da Covid-19 no município de Caratinga. No final de junho, a Prefeitura anunciou que optou, tomando por exemplo outras cidades de Minas, por suspender a publicação do Boletim Epidemiológico Semanal nas redes sociais e de encaminhamento à imprensa. Mas, que a atualização continuaria sendo feita, quinzenalmente, no banco de dados do Departamento de Epidemiologia e Estatística.
A reportagem teve acesso a alguns dados e faz uma análise a respeito do comportamento da doença no município durante esse período. O último boletim divulgado pela prefeitura em seu perfil nas redes sociais e encaminhado aos órgãos de imprensa foi no dia 27 de junho de 2022, trazendo o acumulado de 12.776 casos confirmados de Coronavírus, dos quais 91 seguiam em acompanhamento e 12.354 pacientes já tinham se recuperado para a doença. 331 óbitos já tinham sido registrados desde o início da pandemia.
Conforme os dados obtidos pelo DIÁRIO, o boletim do dia 8 de julho trouxe 13.058 casos confirmados, ou seja, 282 casos a mais que na semana anterior. Já no dia 15 de julho, mais 250 casos foram contabilizados. O próximo dado divulgado foi de 18 de agosto, quando o total já era de 13.510 casos confirmados, um incremento de 202 casos, menor que nas semanas anteriores. No portal não foi possível localizar demais dados de agosto, setembro e outubro.
Junto à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caratinga, foram obtidos os dados de 4 de novembro e os mais recentes, da última sexta-feira (18).
No dia 4 de novembro o acumulado era de 13.530 casos confirmados, sem o registro de pacientes sendo acompanhados, ou seja, positivos para a doença. 13.198 pacientes estavam recuperados e o total de óbitos havia subido para 332.
Já no dia 18 de novembro, foram registrados mais 12 casos, com oito pacientes contaminados em acompanhamento para a Covid-19. O número de paciente recuperados no intervalo de 15 dias subiu para 13.202 e o número de óbitos permanece estável.
A Secretaria de Saúde de Caratinga reforça o uso de máscara permanece obrigatório em todos os estabelecimentos de saúde do município, tanto públicos quanto privados. “Recomenda-se que em caso de sintomas gripais se adote o uso da máscara e redobre os cuidados de higienização das mãos e a manutenção do distanciamento social”, disse.