Pronto Atendimento Infantil (PAI) será inaugurado nesta sexta
CARATINGA – Já começam a surgir os resultados positivos no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora desde que o Centro Universitário de Caratinga (UNEC) assumiu a gestão administrativa e operacional da unidade hospitalar. Hoje, através de uma parceria entre UNEC, HNSA e Prefeitura Municipal de Caratinga, será inaugurado o Pronto Atendimento Infantil (PAI), uma iniciativa inédita na região, cuja proposta central é oferecer atendimento imediato e especializado a crianças em situação grave de doença, dentro de uma estrutura adequada que o
ereça todas as condições necessárias para um acolhimento e serviço dentro do mais alto padrão.
Fundado em 1910, pela Diocese de Caratinga, o HNSA se mistura à história do município no atendimento às famílias mais carentes, prestando um trabalho de extrema importância ao longo desses anos. A cessão da gestão administrativa ao UNEC vem em um momento em que a Cúria Diocesana entende a necessidade de uma instituição de ensino ligada à área de saúde estar prestando seu conhecimento aos avanços que o hospital necessita.
O PAI oferece um diferencial em relação ao atendimento que será prestado que vai do tempo reduzido de acolhimento logo que a criança chega à unidade (tempo de espera), à forma de atendimento, oferecendo, por exemplo, pediatra 24 horas, enfermagem especializada em pediatria e estrutura montada especialmente para receber e oferecer suporte especializado a crianças de 28 dias a 12 anos, principalmente aquelas que apresentem sintomas de doença grave, em um local ambientado para o melhor aconchego do público infantil.
As modalidades para acesso ao atendimento são via Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particular. Porém, será ofertado um diferencial importante do ponto de vista social através atendimento via SUS, que a diretora do Instituto Superior de Ciências da Saúde (INCISA), do UNEC, Drª. Daniela Fonseca Genelhú Soares, explica melhor:
“O atendimento é livre e imediato para recém-nascidos (de 0 a 28 dias) do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, ou seja, aqueles que nasceram no hospital e que apresentem algum tipo de doença”.
Já para o público que se encaixe dentro do contingente de 0 a 12 anos o acesso pelo SUS também é liberado através de triagem que se inicia via Pronto Atendimento Municipal (PAM). “O PAM detecta a classificação de risco da criança seguindo um protocolo clínico de atendimento, que lista os sintomas dessa criança e, então, a partir daí é tomada a decisão se o caso requer transferência para o atendimento especializado oferecido na estrutura do PAI”, explica a diretora.
EXAMES ESPECIALIZADOS
Em breve o PAI estará oferecendo também testes e exames especializados para detecção de doenças em recém-nascidos, como teste do olhinho, teste da orelhinha, teste da linguinha, teste do coraçãozinho, importantes para o diagnóstico precoce de enfermidades que possam comprometer o desenvolvimento da criança.
Além do preço mais acessível do que o praticado no mercado no caso de atendimentos particulares, com o diferencial de sempre poder contar com um especialista pediatra 24 horas, enfermeiros preparados para atender crianças e estrutura adequada para o público infantil, o atendimento pelo PAI via SUS ainda oferece uma revisão de consulta para assegurar ainda mais a eficiência do serviço que é feita pelos profissionais do Centro de Assistência à Saúde/UNEC, o CASU.
O CASU tem um nível de satisfação junto ao público de 95% e a meta da nova gestão do HNSA é buscar este índice para também ser aplicada dentro do hospital.
O atendimento do PAI também estará aberto para pacientes de cidades vizinhas da Microrregião de Caratinga.