CARATINGA- A cidade de Caratinga lidera o número de cirurgias eletivas realizadas na macrorregião do Vale do Aço, com cerca de 8,6 mil procedimentos realizados de 2022 a 2024. Neste mesmo período, cerca de 4,3 mil procedimentos foram realizados em Ipatinga e 3 mil cirurgias foram realizadas em Belo Oriente pelo Opera Mais. O restante está distribuído entre os outros municípios.
O programa Opera Mais Minas tem sido fundamental na redução das filas de cirurgias eletivas na macrorregião do Vale do Aço. Investimentos estaduais possibilitaram a realização de quase 23 mil cirurgias eletivas em sete hospitais da região.
As cirurgias mais realizadas incluem remoção de vesícula biliar, (1.598 procedimentos); correção de hérnias da virilha (1.483); vasectomia (1.364); tratamento cirúrgico de varizes (964); correção de hérnia umbilical (961); e retirada do útero, com 936 procedimentos.
Samuel Henrique, paciente do hospital Jaques Gonçalves, em Belo Oriente, disse que a cirurgia feita pelo programa foi muito eficiente. “Senti-me muito seguro para realizar a cirurgia, especialmente por se tratar do meu primeiro procedimento cirúrgico — o que naturalmente desperta dúvidas e um certo receio”, disse Samuel. Ele disse que o médico lhe passou muita confiança: explicou todo o processo com clareza, respondeu a todas as perguntas e o tranquilizou em cada etapa. “A equipe do hospital também demonstrou alto nível de preparo e acolhimento, o que tornou toda a experiência ainda mais positiva. Só tenho elogios a fazer pelo cuidado e profissionalismo de todos os envolvidos”, afirmou.
Segundo o paciente, após a cirurgia, foram seguidas rigorosamente as orientações médicas, incluindo repouso, uso correto das medicações e cuidados com a cicatrização. “Com disciplina, fui percebendo melhorias progressivas, o que me motivou a continuar seguindo todas as recomendações”, disse. “Hoje, posso afirmar que todo o esforço valeu a pena — a cirurgia não só trouxe benefícios físicos, mas também contribuiu significativamente para minha qualidade de vida e bem-estar”, completou.
Qualificação do investimento
André Luiz de Paula, superintendente regional de Saúde de Coronel Fabriciano, ressaltou que as cirurgias eletivas são um dos principais desafios da saúde pública. “Sabemos o quanto a espera por um procedimento cirúrgico impacta a saúde física e emocional das pessoas. O Opera Mais veio para revolucionar esse panorama, ampliando a oferta de procedimentos, reduzindo o tempo e a fila de espera, consequentemente levando um cuidado necessário para mais perto de quem precisa”, detalhou.
O superintendente explicou que uma das principais estratégias é a qualificação do investimento. O Estado reorganizou e ampliou os repasses, estimulando que mais procedimentos sejam feitos com qualidade e segurança.
“Na macro Vale do Aço, temos trabalhado e dialogado intensamente com os municípios e prestadores, que são atores fundamentais para o sucesso do Opera Mais. Só assim conseguiremos cada vez mais tornar real o SUS ideal”, completou.