Dados são do mês de agosto. Trabalhador da cultura de café continua registrando o maior número de desligamentos

Em agosto, o mercado de trabalho de Caratinga teve 715 admissões e 726 desligamentos, apresentando um saldo negativo de 11 empregos
CARATINGA – Em agosto de 2014, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o nível de emprego no estado de Minas Gerais registrou uma queda de 9.607 empregos celetistas, equivalentes a uma redução de 0,22% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. O resultado decorreu do decréscimo ocorrido no setor Agropecuário (-15.983 postos), cujos saldos superaram o desempenho positivo dos Serviços (+6.182 postos) e do Comércio (+2.861 postos).
Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos primeiros oito meses do corrente ano, houve acréscimo de 88.304 postos (+2,08%). Ainda na série com ajustes, nos últimos 12 meses, verificou-se acréscimo de 0,52% no nível de emprego ou +22.313 postos de trabalho.
Em Caratinga, foram registrados 14.742 empregos formais. Com 715 admissões e 726 desligamentos, foi um saldo negativo de 11 empregos. A Reportagem já havia divulgado os dados do mês de julho, em que o saldo também foi negativo, de 222 empregos formais. Foram registradas 730 admissões e 952 demissões.
Entre as 10 ocupações que mais registraram desligamentos no município, em agosto, estão: trabalhador da cultura de café, vendedor de comércio varejista, servente de obras, auxiliar de escritório, em geral; pedreiro, armazenista, operador de caixa, recepcionista, em geral; motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) e trabalhador agropecuário em geral.
Por outro lado, as 10 ocupações que mais admitiram profissionais foram, respectivamente: vendedor de comércio varejista, servente de obras, auxiliar de escritório, em geral; pedreiro , operador de caixa, repositor de mercadorias, auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos), trabalhador agropecuário em geral, motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) e vigia.