Como ação preventiva, Prefeitura de Caratinga segue com aplicação de fumacê
DA REDAÇÃO- A Secretaria de Estado de Saúde divulgou ontem o último boletim epidemiológico dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Em 2017, até esta quarta-feira (25), Minas Gerais registrou 2.469 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue. Até o momento, há um óbito suspeito por dengue em investigação.
Em relação à Febre Chikungunya, o Estado registrou 107 casos prováveis da doença. Já em relação à febre pelo Zika Vírus, foram registrados, até o momento, em 2017, 46 casos prováveis no Estado. Em relação às gestantes com doença aguda pelo vírus Zika, foram confirmados 1.098 casos em 2016, e até ontem. Outros 405 casos estão em investigação.
Em relação aos casos que envolvem o grupo de doenças infecciosas que acometem a gestante e o feto, e podem causar microcefalia no recém-nascido (sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose e herpes simples, todas congênitas; além do zika vírus), foram confirmados 18 casos de recém-nascidos com suspeita de infecção. Estão em investigação outros 234 casos.
Já na microrregião, em sua maioria, os casos ainda não se manifestaram. Caratinga, Bom Jesus do Galho, Entre Folhas, Imbé de Minas, Piedade de Caratinga, Santa Rita de Minas, São Sebastião do Anta e Vargem Alegre, ainda não registraram nenhum caso este ano. Já em outros três municípios foram os seguintes números de casos notificados: Inhapim (3), Santa Bárbara do Leste (1) e Ubaporanga (1).
Mesmo assim, o que preocupa são os focos do Aedes Aegypti. Os resultados do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2017, apontaram que o índice para a cidade de Caratinga foi de 4,6%. Já o índice de Breteau (quantidade de focos encontrados dentro dos imóveis) foi de 5,9%.
Abaixo de 1% o índice é considerado satisfatório, no intervalo entre 1% e 3,9% a situação é de alerta e igual ou superior a 4%, como é o caso de Caratinga, o município é considerado em surto.
Os dados foram colhidos entre 9 e 12 de janeiro. Foram visitados 19.972 imóveis, sendo 91 deles positivos para a presença do Aedes Aegypti. Os bairros que apresentaram maior incidência de infestação foram Santa Cruz, Esperança, Anápolis e Bom Pastor.
A Prefeitura de Caratinga deu início ao carro Fumacê (UBV) pelos bairros da cidade, que segue até o dia 1° de fevereiro. A iniciativa é uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, Programa Nacional de Controle da Dengue e Governo de Minas. Recebem a aplicação do inseticida hoje os bairros das Graças, Anápolis, Bom Pastor, Zacarias, Seminário, Conjunto Habitacional, Loteamento Tãozinho Vilela e Santa Cruz.