CARATINGA – Uma das características do período neonatal são as altas taxas de mortalidade diante da grande fragilidade do ser humano nesta fase da vida. O baixo peso ao nascer, o risco gestacional e as condições do recém-nascido são apontados por especialistas como alguns dos principais fatores associados ao óbito neonatal e investir na capacitação dos profissionais da saúde continua sendo uma alternativa importante para contribuir com a redução dos índices de mortalidade.
Mais uma vez o Centro Universitário de Caratinga (UNEC), através da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, visando atender a demanda deste contingente de mercado, está com as inscrições abertas para o curso “Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal”.
“O público-alvo são enfermeiros, que terão a disponibilidade de frequentar aulas aos sábados, quinzenalmente. É uma oportunidade ímpar para aqueles profissionais que tenham interessem em avançar na carreira e atuar em um segmento que requer especialização e melhor remuneração”, explica Claudia Silveira Domiciano, da Coordenadoria de Pesquisa e Pós-graduação do UNEC.
Dados de uma pesquisa que produz dados referenciais sobre o assunto – a Pesquisa Nascer Brasil -, apresentam uma taxa de mortalidade de 11,1 por mil nascidos; e as mortes ocorrem com mais frequência nas regiões Norte e Nordeste, e nas classes sociais mais baixas. A Nascer no Brasil é um estudo nacional de base hospitalar composto por puérperas e seus recém-nascidos.
O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, que se tornou referência na região de Caratinga por seu serviço especializado empregado na área de UTI Neonatal, “é um campo de trabalho muito interessante para quem deseja atuar na área”, sugere a coordenadora.
Quem quiser saber mais sobre o curso pode estar entrando em contato pelo telefone 3322-7900, ramal 7956 ou pelos e-mails [email protected] ou [email protected].