Betinho pediu que a votação fosse adiada para o projeto ser mais bem discutido, mas não conseguiu apoio da maioria
CARATINGA – Em reunião realizada na manhã de ontem, foi aprovado pelos vereadores, o Projeto de Lei 001/2016, de autoria do executivo, pedindo a aprovação de empréstimo junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A (BDMG) no valor de R$1,5 milhão.
No dia 11 deste mês houve a primeira reunião extraordinária na Câmara Municipal, quando o projeto entrou em tramitação. No dia 13 houve outra reunião, desta vez com a participação do secretário de Obras, José do Carmo Fontes, para explicar como o dinheiro seria aplicado. O secretário especificou que o município precisa de várias obras, consideradas prioritárias, como a construção do muro da Rua Augusto de Morais, que desmoronou há três anos; a rua que liga o bairro Santo Antônio à rodovia de acesso a Bom Jesus do Galho, a rua E, no Bairro Bom Pastor; além de alguns investimentos no bairro que está se formando atrás da Escola Estadual José Augusto Ferreira.
O vereador Roberto Carlos de Almeida, o ‘Betinho’, questionou a capacidade de endividamento e disse que mais que explicações precisavam ser dadas, já que o município fez um empréstimo de R$ 3,5 milhões e várias obras estariam inacabadas. Betinho pediu vistas do projeto, que voltou em votação na manhã de ontem.
João Roberto Leodoro, o “Mestre”, foi o primeiro a usar a tribuna e disse que era a favor do projeto desde que fosse aplicado nos locais corretos. Cleon Coelho explicou que este dinheiro comtemplará o muro da Rua Augusto de Morais e a rua que liga o bairro Santo Antônio à rodovia de acesso a Bom Jesus do Galho.
O vereador Betinho pediu sobrestamento, ou seja, o projeto voltaria em outra data, para ser mais bem discutido, alegando que deveria constar o nome das ruas que receberiam as benfeitorias.
A VOTAÇÃO
Treze vereadores participaram da reunião. Sebastião Fausto, Diego Oliveira, Rômulo Costa e José Ronaldo não compareceram a essa sessão.
Quando foi colocado em votação o sobrestamento, apenas Betinho, Enoque Batista e Elias Oliveira foram a favor de adiar a votação. Foi então que o presidente Sérgio Condé colocou o projeto em votação, que acabou aprovado em primeira e segunda discussão pela maioria dos vereadores.
OBRAS
Segundo o secretário de Obras, José do Carmo, que acompanhou a votação, agora o banco deve liberar o empréstimo e depois será feita a licitação das obras. “Esperamos que seja resolvido o mais rápido possível para que as obras tão esperadas sejam realizadas”, disse o secretário.
Quanto ao término das outras obras, começadas com o primeiro empréstimo, José do Carmo salientou que a empresa se comprometeu a terminar os trabalhos em quatro meses.