CARATINGA – A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caratinga realiza na próxima segunda-feira (26), a primeira reunião de sua nova diretoria para a gestão 2015-2017. O presidente da CDL, João Batista Cabral, recebeu o DIÁRIO na manhã de ontem e falou das suas expectativas à frente da entidade.
Para Cabral, a principal meta da CDL é melhorar o relacionamento com os associados. Para ilustrar essa necessidade, atualmente são 487 associados, entre Caratinga e região e destes, 373 são ativos. “Temos que aproximar os associados das nossas ações e fortalecer os nossos convênios. Gostaria de comunicar aos associados que participem mais. Estamos aqui para fortalecer a classe, proporcionando uma venda segura através de consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa e todo o suporte técnico necessário”.
Uma das apostas da última gestão foram as promoções, como “Compra Premiada”, com sorteios de prêmios nas datas comemorativas ao longo do ano e o “Natal Premiado”, com sorteio de TVs e um carro 0 km. Ambas as promoções contemplam os consumidores que fazem suas compras nas lojas credenciadas, adquirindo cupons. Questionado se as promoções continuarão sendo uma das principais ações realizadas, Cabral destaca que o assunto será discutido para aprimorar o projeto. “Vamos resolver em reunião com a diretoria. Tivemos muitas promoções, mas elas não tiveram efeito desejado. Vamos traçar metas. Temos que fortalecer o comércio que, como outras áreas; gera tantos empregos na cidade”.
Outro assunto preocupante está relacionado à inadimplência. O registro no SPC é feito pela empresa credora e o inadimplente fica impedido de fazer novas transações no comércio. Além disso, a pessoa que está com o crédito negativado fica impossibilitada de solicitar financiamento bancário e abrir cadastro para aquisição de casa própria. Desvantagens para o consumidor e o comércio.
O presidente afirma que ainda não foi feito um balanço do número de inadimplentes na cidade, mas o número de consultas ao SPC deixa a sensação de alerta. “Funciona como um termômetro para a inadimplência. Temos dados de dezembro de 2014 de 17,75% a menos do que no mesmo período em 2013. Temos que estudar esses números para saber o que houve. Se o comércio desaqueceu ou foram efetuadas mais compras no cartão de crédito”.
A entidade também busca estar atenta às necessidades e reivindicações dos comerciantes, por exemplo, a segurança pública, diante do perigo da ação de bandidos nos estabelecimentos comerciais. Cabral afirma que a CDL continuará sendo participativa nas discussões e esforços que assegurem um comércio mais protetivo.
A CDL quer ainda, atingir os pequenos comerciantes e mostrar que eles podem se associar e aprimorar o seu negócio. “Não existe o comerciante não ser filiado da CDL, não há como vender sem saber o histórico do cliente. A CDL dá todo o suporte, estamos abertos a todos. Temos que atingir os pequenos comerciantes, aqueles dos bairros, com as suas mercearias, dar suporte técnico, para que eles possam crescer profissionalmente”.
Quem quiser se associar, pode procurar a sede da CDL, localizada à Avenida Olegário Maciel, 96, centro. Telefone (33) 3321-4003.
NOVA DIRETORIA
João Batista Cabral – Água e Luz Irmãos Cabral Ltda
Presidente
Sandra Cristina Carli – Skina 7
1° diretor vice-presidente
Donato Alessandro Costa – Lojas Donato Ltda
2° diretor vice-presidente
José Miguel da Silveira – Relojoaria Portes Ltda
1° diretor administrativo financeiro
Alexandre José Corrêa – Center Pão Ltda
2° diretor administrativo financeiro
Paulo Heber Leandr- Adhonay Comercial Ltda
1° diretor secretário
Larisse Emanuelle Barbosa Pereira – Biomed Cínica Médica e Odontológica Ltda
2° diretor secretário
Benedito Porfírio Lima Júnior – Auto Motobrás Ltda
Diretor de produtos, serviços, comercial e expansão
Denis Gutemberg Augusto de Faria – Comercial de produtos agrícola Fertiplan Ltda
Diretor de comunicação e eventos
Israel Miranda Boaventura – Antônio Boaventura de Carvalho-ME
Diretor para assuntos públicos e municipais
Wanda Maria Pereira Nogueira – W.M. Pereira Nogueira
Diretor para assuntos de preservação e meio ambiente
Azenildo Berbert de Deus Valverd – Editora São Paulo Ltda
Diretor para assuntos jurídicos
Rodrigo Matos Felício – Casa Tamoio Material Elétrico Ltda
Diretor para assuntos econômicos
Thiago Barbosa Mota – Casa Novatex Ltda
Conselheiro fiscal efetivo
Guilherme Santana Santos – Dep. Lima Mat. Contr. Ltda
Conselheiro fiscal efetivo
Flavio Lauar Breder – Breder confecções Ltda
Conselheiro fiscal
Rogério Soares de Freitas – Comercial Soares e Freitas Ltda
Conselheiro fiscal
Luiz Claudio Gomes – Nacife e Gomes Ltda
Conselheiro fiscal