Em seguida estão os setores de serviços domésticos e fornecimento de alimentos
CARATINGA- Caratinga registrou o acumulado de 8.440 empresas ativas até maio de 2021. Foram abertas naquele mês 165 empresas e fechadas 65. O tempo médio para a abertura de um negócio no município foi de um dia e 23 horas.
Se considerar os cinco primeiros meses do ano, o total foi de 799 empresas abertas. São 781 matrizes e 18 filiais. Por outro lado, foram extintas 319 empresas.
Os dados são do Painel Mapa de Empresas do Governo Federal, que possui informações atualizadas sobre empresas. Na prática, permite a análise de mercados, concorrência, clientes e fornecedores por tipo de atividade econômica dos empreendimentos. Ajuda também o gestor público a tomar decisões para desburocratizar e agilizar a abertura de empresas em seu estado ou município.
O Mapa foi criado pela Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Tendo por ano de abertura 2021 (janeiro a maio), os dados ainda trazem 613 Microempreendedores Individuais (MEI) e 33 não MEI. Em relação ao porte das que estão ativas em 2021 são 726 microempresas (94,53%) e 18 empresas de pequeno porte (2,34%). Na categoria outras são 24 estabelecimentos (3,13%). Por atividade econômica, a maioria se trata de cabelereiros, manicure e pedicure. Em seguida estão os setores de serviços domésticos e fornecimento de alimentos.
- Salões de beleza têm fomentado a economia local