Evento foi em comemoração ao Dia das Crianças
CARATINGA – A 4ª Edição do ‘Brincando na Praça’ alusiva à comemoração pelo Dia das Crianças pode ser resumida em uma única palavra: sorrisos. Um grande número de famílias se concentrou na Praça Cesário Alvim no último sábado, 10, onde foram montados brinquedos infláveis, cama elástica e tendas educativas.
“Muito legal tudo isso. O pula-pula é o mais legal, principalmente porque não precisa pagar, né?!”, disse Gabriela Fernanda, de 10 anos, enquanto aguardava na fila do brinquedo.
Reformado recentemente, o Coreto Ronaldinho Calazans foi palco de apresentações culturais, como os grupos de capoeira do Grupo Espírita Bezerra de Menezes e o Bate Lata, que reúnem crianças da periferia em um projeto social que visa integrá-las à sociedade através do esporte e da música.
A reportagem pôde perceber que eventos sociais como este tem o poder de derrubar as barreiras das classes sociais. Todo mundo vira todo mundo. O único estigma é o da alegria. E alegria é a linguagem universal das crianças.
“É um evento que visa proporcionar mais alegria para as crianças da nossa cidade com os brinquedos abertos gratuitamente para toda criança que quiser se divertir. Nossos parceiros uniram esforços para oferecer um Dia das Crianças mais animado e integrado”, comemorava João Batista Cabral, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caratinga.
Uma iniciativa da CDL, com apoio do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), Núcleo do Câncer, Rotaract e empresas parceiras, além do cunho social de oferecer lazer no Dia das Crianças, o evento também mostrou um importante caráter educacional.
“Uma das nossas iniciativas é orientar as pessoas que passam pelos nossas tendas da importância do reaproveitamento de produtos recicláveis, que podem se transformar em brinquedos e ajudar a salvar o planeta”, enfatiza Celeste Aparecida Dias, presidente do Instituto Superior de Educação (ISE) do UNEC.
O Rotaract – braço ativo do Rotary Clube em iniciativas sociais – também montou uma tenda no evento. “Estamos trabalhando pela integração dessas crianças, que muitas vezes não têm oportunidade de se divertirem na praça”, disse Alisson Silva, presidente do Rotaract.
O Núcleo do Câncer de Caratinga montou um estande para divulgar a campanha Outubro Rosa cujo objetivo é prevenir o câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres no mundo, e que atinge cerca de 50 mil mulheres brasileiras todos os anos.
“É uma oportunidade de estarmos divulgando a prevenção dessa doença que atinge tantas pessoas todos os anos”, alertava Carlos Estevão, da diretoria Núcleo do Câncer de Caratinga.
O evento foi feito em parceria com as empresas Brinquedos Azurra, Supermercado Soares, Tenda do Açaí, Minas Beach, Skina 7, Milk Shake Mix, Mini Shopping Utilidade e Gás Santos.