Todo ano tem o registro de que o Brasil somente começa a funcionar, após a realização do carnaval. Este ano de 2022, está sendo um ano atípico, em razão dos efeitos ainda da Pandemia, sendo que as coisas estão voltando a normalidade, paulatinamente . Esse ano de 2022, os brasileiros terão cinco chances de feriado prolongado no calendário nacional, mas só uma no segundo semestre. Maior parte dos dias festivos cairá no fim de semana ou numa quarta-feira.
Na realidade, o Brasil entrou em 2022 com esperança das coisas se normalizarem. Ainda não se sabe os efeitos da Pandemia do Coronavírus, se prolongará mas o certo é que, com o avanço da vacinação, está acontecendo uma retomada gradativa e plena das viagens, dos grandes eventos e dos encontros com amigos e familiares que fazem os brasileiros tanto aguardarem os feriados. A cautela diante da variante ômicron fez com que muitas cidades cancelassem o Carnaval, que não é feriado nacional, mas tradicionalmente garante dias de descanso. Isso aconteceu principalmente nas capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, as autoridades cancelaram a folia. Além do Carnaval, outras quatro datas nacionais vão possibilitar uma folga prolongada, emendando com o final de semana: a Sexta-Feira Santa, que neste ano ocorre em 15 de abril; Tiradentes, na quinta-feira de 21 de abril; Corpus Christi, ponto facultativo mas celebrado em diversas cidades, que será na quinta-feira de 16 de junho; e a Proclamação da República, em 15 de novembro, que cairá numa terça-feira. Três celebrações cairão no domingo: o Dia do Trabalho, em maio, o Dia da Consciência Negra, em novembro —regulamentado como feriado em mais de 1.000 municípios, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro—, e o Natal. E as demais serão em uma quarta-feira, o que dificulta esticar o descanso.
Assim, os feriados nacionais no Brasil nesse ano de 2022 ficaram assim: JANEIRO 1º de janeiro: Confraternização Universal (sábado). MARÇO 1º de março: Carnaval, ponto facultativo (terça-feira). ABRIL 15 de abril: Paixão de Cristo ou Sexta-Feira Santa (sexta). 21 de abril: Tiradentes (quinta-feira). MAIO 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (domingo). JUNHO 16 de junho: Corpus Christi, ponto facultativo (quinta-feira). SETEMBRO 7 de setembro: Independência do Brasil (quarta-feira). OUTUBRO 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (quarta-feira). NOVEMBRO 2 de novembro: Finados (quarta-feira). 15 de novembro: Proclamação da República (terça-feira).20 de novembro: Consciência Negra, celebrado em mais de 1.000 municípios (domingo). DEZEMBRO25 de dezembro: Natal (domingo). Nessa ordem, deve-se anotar os próximos feriados e deixar o ano de 2022 fluir.