Bombeiro Militar recebe viatura de salvamento leve e florestal
CARATINGA – O 2º pelotão do Corpo de Bombeiro Militar em Caratinga recebeu uma nova viatura de salvamento leve e florestal. Segundo o comandante, tenente Cota, Nissan Frontier é um veículo versátil, que consegue ir em locais de difícil acesso, que às vezes o caminhão não consegue, sendo possível atender de forma mais rápida e eficiente os diversos tipos de salvamentos que são funções constitucionais do Corpo de Bombeiro.
“O veículo tem um configuração híbrida, então agora está no formato que a gente chama de ASL (Auto Salvamento Leve), e também funciona no ASF (Auto Salvamento Florestal). No período de estiagem a gente tira a capota coloca uma bomba de 400 litros, e isso favorece o combate a incêndios florestais, tendo em vista que um veículo 4×4 vai conseguir chegar de forma mais rápida em diversos locais de vegetação de difícil acesso que às vezes a gente não consegue chegar com o caminhão, então a gente consegue fazer um combate mais rápido, e com a possibilidade de uma bomba de 400 litros, consegue fazer um combate mais eficiente também”, explicou o tenente Cota.
Ainda segundo o oficial dos bombeiros militares, como está no período chuvoso, onde não há muitas ocorrências de incêndio florestal, o carro fica no formato ASL, sendo possível atender todos os outros diversos tipos de ocorrências de salvamento. “A viatura tem uma capota retrátil onde a gente coloca os equipamentos de bombeiro para atendimento das demais ocorrências. Quando tira a capota retrátil e monta a bomba, ela vem com uma estrutura por cima para a gente poder colocar os diversos equipamentos de combate a incêndio florestal. No local do incêndio, além da bomba de 400 litros, a gente ainda vai ter abafador, material de sapa, bomba costal, tudo isso para poder facilitar nosso trabalho e combater o incêndio com mais eficiência, de forma mais rápida e mais segura”.
A viatura foi adquirida pelo valor R$ 386 mil, proveniente de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), oriundo do Ministério Público, através da 5ª promotoria de justiça, cujo promotor é Gustavo Vilaça de Carvalho. “Então num acordo judicial com uma empresa na área ambiental, foi feito esse termo entre as partes, no qual parte dele foi convertido para esse projeto da gente adquirir essa viatura que vai ajudar a dar uma resposta mais rápida e adequada ao meio ambiente. Porém utilizando o recurso de forma otimizada, a gente não vai atender apenas ocorrências referentes ao meio ambiente, mas a gente consegue com formato híbrido da viatura, atender outros tipos de ocorrência ao longo do ano. A viatura chegou em dezembro, porém a gente ainda estava terminado de regularizar a parte burocrática dela, porque foi adquirida através da Fundação Salvar, que é do Corpo de Bombeiros, e tinha um trâmite para passar para o nome dos bombeiros para de fato a gente utilizá-la como viatura.
“Esse processo burocrático finalizou no dia 30 de dezembro de 2022, quando ela foi colocada à disposição do serviço operacional”, disse o tenente Cota.
A previsão é da viatura ficar em Caratinga, justamente porque é oriunda de recurso alternativo. “Inclusive o próprio fato desse veículo ficar aqui foi um fator positivo que tange ao acordo entre as partes, entre o ministério público e a empresa. Porque uma vez que a empresa viu que ela iria pagar uma multa, mas que parte do recurso ficaria na cidade, facilitou o acordo judicial. Mas se der uma ocorrência de grande vulto, uma coisa extraordinária, que precise de um empenho nosso no local, em uma área que não pertença a gente, para dar um apoio, aí a gente utiliza a viatura”, concluiu tenente Cota.