Veículo estaria substituindo outro, que está em manutenção, com previsão de retorno para a próxima semana
CARATINGA – O DIÁRIO DE CARATINGA recebeu várias imagens de uma unidade de resgate do 6° Pelotão de Bombeiro Militar de Caratinga. Pelas fotos, o veículo, placa HMH 0466, UR 0646, parece precisar de alguns reparos. É possível ver diversos danos estruturais, como estofado rasgado e uma das portas sem a maçaneta.
O pelotão funciona na Avenida Presidente Tancredo Neves, nº 1141, Bairro Esplanada. Quando de sua inauguração, no dia 24 de junho deste ano foram apresentados veículos novos à população, que questiona agora o fato de pelo menos uma das viaturas, ter sido substituída por uma sucateada.
O DIÁRIO entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. De acordo com nota encaminhada a esta redação, o Pelotão de Caratinga possui uma unidade de resgate, UR 0076, ano 2012, enviada para manutenção, com previsão de retorno para a próxima semana.
Por isso, a Unidade de Resgate UR 0646, alvo das denúncias, foi disponibilizada para o Pelotão atender, excepcionalmente, às ocorrências de atendimento pré-hospitalar, até o retorno da viatura que está em manutenção.
Além disso, a Assessoria ressalta que o atual Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais vem atuando “assiduamente, desde o início do ano, na busca por soluções quanto a pendências existentes há anos”. Este ano, já foram adquiridas 122 viaturas, no total de R$11,8 milhões, para todo o estado e que devem ser entregues às Unidades entre dezembro de 2015 e abril de 2016. A destinação das viaturas é feita de acordo com o planejamento da corporação.
POLÊMICA DOS VEÍCULOS
No último dia 22 de setembro, foi a Reportagem publicou a primeira denúncia de que a corporação tem enfrentado dificuldades em relação à frota, o que estaria prejudicado os atendimentos. Segundo informações, dos veículos inaugurados na instalação do Pelotão, o caminhão de combate a incêndio teria sido levado para Manhuaçu; assim como a viatura de resgate (nova). Além disso, teria chegado outra, que já estava em uso e teria dado defeito. Haveria na corporação apenas um caminhão com capacidade para 1500 litros de água.
Em resposta, a Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais emitiu nota, esclarecendo que dentre os s veículos da frota de Caratinga está um caminhão autobomba Salvamento, viatura totalmente equipada para atuar tanto em ocorrências de salvamento quanto de combate a incêndios; e justificou que a viatura que está em Manhuaçu foi cedida em caráter temporário, para suprir necessidade pontual.
De acordo com a Assessoria, a Unidade também possui uma Unidade de Resgate que, ao contrário do que aponta a denúncia, estaria atendendo normalmente; e os atendimentos não estariam sendo prejudicados.