Ferramenta permite controle mais eficiente de chamadas recebidas pelo telefone 193
CARATINGA – Até julho deste ano, as Unidades do Corpo de Bombeiros localizadas no interior do estado vão contar com mais uma facilidade no atendimento à população. A implantação do sistema informatizado CADWeb vai permitir o controle mais eficiente das chamadas geradas pelo telefone 193, agilizando a liberação das viaturas. O pelotão que está sendo implantado em Caratinga e que funcionará provisoriamente na Avenida Presidente Tancredo Neves, também contará com o serviço.
O CADWeb foi desenvolvido por meio do Sistema Integrado de Defesa Social e começou a ser implantado no ano passado. A ferramenta é um dos investimentos do Governo do Estado em desenvolvimento de sistemas de informação destinados à melhoria na qualidade do atendimento. Somente no ano passado foram investidos cerca de R$ 4 milhões.
Além de registrar os chamados de atendimento, o sistema permite a gestão dos recursos disponíveis e o controle dos tempos de atendimento, e possibilita o fornecimento de relatórios específicos que facilitam a coordenação e o controle das diversas operações. “A ferramenta será um importante ganho para a população atendida pelo Corpo de Bombeiros, em todo o estado”, afirma o diretor de Tecnologia e Sistemas do Corpo de Bombeiros, coronel Cleberson Santos.
Para o diretor, a Tecnologia da Informação vem se tornando um importante aliado das grandes corporações, diminuindo custos, melhorando processos e agregando valor ao produto final. “Estamos investindo cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos bombeiros militares e melhorar a qualidade do nosso atendimento”, diz.
Em Belo Horizonte, a gestão dos atendimentos de emergência dos cinco Batalhões localizados na capital é realizada pelo Centro de Operações de Bombeiros. Já no interior, o serviço é realizado pelos próprios batalhões que mantêm centrais de atendimento de pequeno porte que, na maioria das vezes, não possuem um sistema informatizado desenvolvido especificamente para o gerenciamento das chamadas de urgência e emergência.
COBERTURA
Outro grande ganho com a ativação do novo sistema é a gestão centralizada das informações. Todas as chamadas registradas no CADWeb são exportadas para uma base de dados única que preserva os registros em segurança, evita a perda de dados e garante a sua disponibilidade de forma rápida e eficiente dentro do CBMMG, evitando a perda de tempo e o retrabalho na elaboração de relatórios descentralizados. Além disso, o CADWeb pode trabalhar integrado ao sistema de rádio digital, possibilitando o rastreamento de viaturas, dentre outras facilidades.
A finalização do processo de implantação do CADWeb cumpre mais uma etapa do planejamento de modernização da corporação que no ano passado atendeu a mais de 348 mil ocorrências em Minas Gerais. Além do sistema, o Corpo de Bombeiros também está em fase final de transferência de todo o seu sistema de comunicação da tecnologia analógica para a digital.
A mudança vai ampliar o raio de cobertura da comunicação e torná-la mais eficaz para o atendimento às demandas da população. A tecnologia que está sendo usada é a DMR para os 318 radiocomunicadores adquiridos em 2014 e que já está em funcionamento em quase todas as unidades de Belo Horizonte. A previsão é de que em quatro anos todo o Corpo de Bombeiros esteja operando com esta tecnologia.
A implantação do sistema informatizado CADWeb vai permitir o controle mais eficiente das chamadas geradas pelo telefone 193, agilizando a liberação das viaturas.