CARATINGA – A equipe do 6º Pelotão de Bombeiros Militar de Caratinga começou a fazer vistorias nos estabelecimentos comerciais e prédios residenciais com mais de uma moradia, com objetivo de garantir a segurança desses locais.
O comandante do pelotão, tenente Josimar de Melo Goulart, explicou que são vistorias para verificar a prevenção de Incêndio e Pânico. Segundo o comandante, ainda sem data prevista para terminar o serviço, que começou na última segunda-feira (11). “São vários tipos de edificações e vários tipos de meios preventivos, mas o básico é a saída de emergência, iluminação e sinalização. O ideal é que se procure Corpo de Bombeiros para verificar toda legislação”, disse o oficial.
O proprietário tem 60 dias de prazo para realizar adequações, sob risco de multa e até interdição do edifício. “Após a notificação, se o local não estiver de acordo contra incêndio e pânico, serão 60 dias para regularizar, depois o proprietário incorre multa, mais 30 dias depois dobra esse valor. Passados outros 30 dias, acontece a interdição”.
Segundo o tenente Josimar, quanto aos prédios antigos que não têm como atender as exigências, são casos específicos. “Aconselhamos a procurar o pelotão, pois as tabelas das normas são diferenciadas e caso não haja competência para se resolver na cidade, é enviado para diretoria de atividades técnicas e o problema é sanado”.