* Angela Imaculada Ferreira da Silva
Aprendi ao longo do tempo a ser boa professora. Pelo menos sob o ponto de vista de centenas de alunos com quem tive a honra de me relacionar durante 33 anos de sala de aula. Ótima professora, nunca me considerei porque professor que se acha ótimo dá um grande passo para ser o pior.
Ser ótimo, significa, na maioria das vezes, “saber tudo”, “não ter mais o que aprender”, “ser o dono da verdade”, ser um fracassado no final da carreira.
Não existe uma fórmula mágica para ser um bom professor, mas aprendi que é essencial:
- Saber o conteúdo e ir além dele na sala de aula,
- Ter disciplina e manejo de turma,
- Ser amigo dos alunos e saber seus interesses, seus gostos musicais, o estilo de filmes que gostam de assistir e das músicas que gostam de ouvir,
- Não ser “amiguinho” do aluno, pois é necessário haver uma relação de respeito mútuo, mas mostrando que o professor é a autoridade em sala de aula sem ser autoritário.
- Explicar o conteúdo quantas vezes forem necessárias e de forma diferente, dar tarefa, corrigi-la e avaliar o que realmente foi ensinado em sala.
- Ter bom senso e não” tampar o Sol com a peneira” dizendo que faz tudo isso, mesmo sem fazer.
- Ser justo nas correções de avaliações, admitir que pode errar e tentar consertar o erro.
- Ter responsabilidade na entrega de avaliações corrigidas que devem ser comentadas sem nomear os alunos que as resolveram.
- Explicar sempre o “porquê” de estudar aquele determinado conteúdo.
- Inovar: Repetir atividades e avaliações de anos anteriores não funciona mesmo!
- Criar seus próprios meios para que ocorra uma aprendizagem melhor por parte dos alunos, não ficar sempre esperando pela administração da escola ou seguindo só o que o manual traz.
- Lembrar que manual é suporte para a aula e não uma muleta: só caminha com o livro aberto sendo lido em todas as aulas.
- Não desprezar velhos métodos de ensino, eles sempre agregam experiência.
- Lembrar que a aula é para os alunos e não uma propaganda pessoal.
- Comentar fatos da vida pessoal que tenha alguma relação com o conteúdo: o aluno percebe que o professor é um ser humano como ele e se sente mais próximo. Mas desabafar problemas pessoais, nunca!
- Enfim, procurar aprender, aprender, aprender e ser humilde para entender que não existe perfeição nas relações humanas muito menos nas de ensino/ aprendizagem.
- E claro, ter muita coragem e sabedoria e ter a certeza de que ficar rico, dando aulas, é uma grande utopia.
Até que deu certo por 33 anos, depois… como professor tem prazo de validade e o meu venceu, resta apenas compartilhar o que deu certo.
* Angela Imaculada Ferreira da Silva, Coordenadora da Área de Humanas da Escola Professor Jairo Grossi, pós graduada em História Contemporânea e em Análise Ambiental para gerenciamento de Recursos Naturais.