CARATINGA- Recentemente, foi sancionada a lei determinando que cooperativas de crédito e demais instituições bancárias tenham banheiros com acessibilidade e bebedouros disponíveis para clientes em Caratinga.
O DIÁRIO recebeu notas de três bancos que têm agências na cidade, a respeito de providências para acessibilidade.
BANCO DO BRASIL
O Banco do Brasil informou que a agência Caratinga passa por reforma e estará garantido o atendimento aos requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “A agência contará com dois banheiros acessíveis para clientes e dois bebedouros, sendo um em cada pavimento”.
O banco ainda frisou que a Lei N.º 3956/2023, publicada no Diário Oficial do município em 27 de setembro, dá 180 dias para adequação das instituições. “Durante a reforma, o atendimento da agência está sendo realizado no segundo pavimento”.
CAIXA
A CAIXA informou que a Agência Caratinga (MG) possui banheiro e bebedouro acessíveis para utilização dos clientes no interior da unidade e, em relação ao elevador, estamos realizando os trâmites internos para substituição.
“O atendimento nas unidades da CAIXA tem como principais diretrizes o zelo, a presteza e a cordialidade aos clientes, sendo realizado de forma equitativa, respeitando as legislações vigentes”, disse.
O banco também destacou que disponibiliza ainda canais digitais e remotos por meio dos quais é possível obter atendimento sem a necessidade de comparecimento a uma agência, como o WhatsApp CAIXA (0800 104 0 104), o Internet Banking CAIXA e os aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, Cartões CAIXA, DPVAT, FGTS e Bolsa Família, dentre outros. Por telefone, os clientes contam com o Alô CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0 104 (para demais regiões). Os clientes com deficiência auditiva e de fala podem ligar no 0800 726 2492.
A lista completa dos canais de atendimento da CAIXA está disponível em www.caixa.gov.br/atendimento.
SANTANDER
O Santander informou que, até o momento, não foi notificado, mas ressalta que cumpre integralmente as regras de atendimento ao público e respeita as legislações de cada municipalidade.