INHAPIM – Em sessão do tribunal do júri realizada nesta segunda-feira (7) no fórum Anastácio Chaves, em Inhapim, um homem, 62 anos, foi condenado a mais de 20 anos de prisão. Ele matou Marcos Eduardo de Sousa, 27 anos à época, a tiros. Ainda foi condenado por coagir uma mulher. O crime aconteceu no dia 1º de maio de 2024 no córrego São Domingos, distrito de Jerusalém, zona rural de Inhapim.
Conforme denúncia do Ministério Público, através do promotor de justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, “o réu, agindo livre, conscientemente e voluntariamente, por motivo fútil, com emprego de meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima, matou o ofendido com disparos de arma de fogo e com emprego de instrumento cortocontundente (machado), que foram causa suficiente de sua morte”.
Ainda de acordo com a denúncia, “o réu, com o fim de favorecer interesse próprio, agindo livre e conscientemente, usou de grave ameaça, contra a testemunha, avó da vítima, que foi chamada a intervir em processo judicial”.
Segundo o MP, a tese acusatória abordada em sessão do tribunal do júri foi integralmente acolhida pelos jurados. “O autor do crime foi condenado a 23 (vinte e três) anos e 4 (quatro) meses de reclusão e 1 (um) ano de detenção (24 anos de pena privativa de liberdade), em regime inicial fechado, pelos crimes de homicídio triplamente qualificado (motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima – artigo 121 § 2°, II, III e IV do Código Penal) coação (ameaça) contra testemunha do processo (artigo 344 do Código Penal) e posse ilegal de armas de fogo (artigo 12 da Lei 10826/2003 – Estatuto do Desarmamento)”, informou.
Por fim, o promotor destacou que “a condenação do acusado reforça o compromisso da Justiça com o combate aos crimes graves, à impunidade e a busca por justiça para os familiares da vítima e a sociedade local de Inhapim”.
O CRIME
A Polícia Militar prendeu em flagrante no dia 1º de maio de 2024, o homem acusado de matar Marcos Eduardo de Sousa O crime foi registrado no distrito de Jerusalém, em Inhapim.
Por volta das 18h30, a Sala de Operações de Inhapim recebeu informações sobre um homicídio consumado ocorrido no distrito de Jerusalém. Segundo informado por denunciantes anônimos, dois indivíduos estariam bebendo na casa da vítima e que após uma discussão, o autor efetuou disparos de arma de fogo contra a vítima, que veio a óbito.
Equipes da Polícia Militar rapidamente chegaram ao local, apuraram a autoria e prenderam o autor. Militares descobriram ainda o local onde as armas estavam escondidas e realizaram a apreensão.
Perícia técnica da Polícia Civil esteve no local e realizou os trabalhos de praxe e o corpo foi removido pela funerária.
Autor e armas apreendidas encaminhadas a delegacia de Caratinga, onde o autor foi autuado em flagrante.
- Marcos Eduardo de Sousa foi morto a tiros (Foto: Rede social)
- Armas que foram apreendidas pela PM (Foto: Arquivo)