Prefeitura incentiva acolhimento familiar de crianças e adolescentes
CARATINGA- A Prefeitura de Caratinga, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e em parceria com o Consórcio Cides-Leste, lança a campanha Ato de Amor e Solidariedade”, que visa sensibilizar e atrair novas famílias para participar do serviço Família Acolhedora. A iniciativa busca oferecer a crianças e adolescentes em situação de violação de direitos a oportunidade acolhimento temporário por famílias voluntárias, proporcionando a eles um lar afetuoso e seguro enquanto suas condições familiares são resolvidas, é uma alternativa ao acolhimento em abrigos. As inscrições estão abertas.
A campanha convida famílias de Caratinga, para que abracem essa missão de acolhimento, um ato que vai além de abrir as portas de casa; é abrir o coração para crianças de 0 a 14 anos que precisam de apoio e carinho em momentos difíceis.
Para garantir um suporte adequado às famílias acolhedoras, estas são selecionadas, preparadas e acompanhadas durante todo o período de acolhimento por profissionais especializados, incluindo assistentes sociais e psicólogos. Este apoio permite que a família acolhedora ofereça o melhor ambiente possível, sem deixar de contar com respaldo emocional e prático ao longo do processo.
Em atendimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o serviço de Acolhimento Familiar é uma alternativa preferencial ao acolhimento institucional e tem caráter temporário, com duração de até 18 meses, até que se possibilite o retorno à família de origem ou, em caso de impossibilidade, o encaminhamento para adoção. Além do acompanhamento constante, as famílias acolhedoras recebem um subsídio financeiro para cobrir os custos básicos da criança, enfatizando que o programa é voluntário e não gera vínculo empregatício com o município.
Para aqueles interessados, o processo para se tornar uma Família Acolhedora é simples: homens e mulheres com mais de 21 anos, com boas condições de saúde física e emocional, idoneidade moral e residentes em Caratinga há pelo menos dois anos podem participar, passando posteriormente por um curso de formação oferecido pelo Cides-Leste e pela equipe da Secretaria de Assistência Social.
Para informar à população sobre a iniciativa será realizado um pit stop na terça-feira (8), às 14h, na Praça Cesário Alvim. “Teremos o balcão de histórias, nesse momento as famílias que já passaram por essa experiência poderão compartilhar com toda comunidade como esse papel social transforma vidas. Nosso maior objetivo é que você conheça essa forma afetuosa de acolher nossas crianças e adolescentes temporariamente. Vamos falar dos benefícios dessa modalidade de acolhimento? Encontro marcado!”, destacam os organizadores.
Mais informações pelos telefones (33) 99920-5788 e (33) 99985-8657.