Treinamento para priorizar satisfação do cliente é iniciativa do UNEC para alcançar excelência em atendimento
CARATINGA – Especialistas em mercado de trabalho são categóricos em afirmar que as corporações que se estagnam estão a um passo da decadência empresarial nos dias de hoje. Sempre acompanhando as últimas tendências e as projeções mais atuais de como se comportar diante do competitivo cenário empresário-institucional, o Centro Universitário de Caratinga (UNEC) promoveu o evento “Treinamento: Atendimento ao Cliente”, voltado para funcionários de setores estratégicos da Instituição.
“Estamos em uma época em que as organizações passam por mudanças cada vez mais constantes e enfrentam uma concorrência bastante acirrada. Nesse contexto, a valorização do atendimento ao cliente, presencial, telefônico ou virtual é um dos diferenciais para se alcançar o sucesso no mundo dos negócios”, prevê a coordenadora de Recursos Humanos (RH), do UNEC, Angélica Schmidt.
De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, divulgada pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC), o serviço de atendimento ao cliente nunca foi tão relevante para uma empresa quanto nos dias atuais. “Não somente a explosão dos mais variados canais de comunicação proporcionou uma aproximação maior entre uma marca e seus clientes, como o compartilhamento de experiências – boas ou ruins – ficou mais ágil e acessível a um número muito maior de pessoas. A pulverização das mídias sociais fez com que registros de maus atendimentos fossem divulgados na mídia e rapidamente atingissem os clientes”, advertem Mônica Bulgari, Paloma Domingues e Rosangela Curvo Leite, autoras de um estudo sob o tema “Atendimento ao Cliente: Buscando a Excelência”, publicado pelo CPDEC.
Atenta a este cenário, a coordenadora de RH do UNEC argumenta que o atendimento ao cliente pode ser considerado uma porta para o sucesso da Instituição, “pois não basta apenas um grande investimento em termos de produto, tecnologia e marketing, se na hora do contato com o cliente não houver todo um processo de qualidade para o atendimento” ela frisa, citando trechos de um estudo das pesquisadoras Netto e Damini, de 2011 (nota do jornalista: Gabriela Berneira Netto e Nedir Rosane Damini, da Universidade de Passo Fundo/RS, autoras do estudo “O Atendimento ao Cliente como Estratégia de Sucesso”).
Para aprimorar o processo de qualidade no atendimento ao cliente, em parceria com o Projeto “Somos Mais UNEC: Colaborador Parceiro” e contando com a presença e pronunciamento do reitor professor Antônio Fonseca da Silva, foram desenvolvidas as seguintes palestras: Orientação e Técnica do Sistema Telefônico, com Jatyr Campos e Alves; Postura de Atendimento, trabalho em equipe; Controle Emocional, com a professora Vânia Maria de Oliveira; Atendimento Interno, com Carolina Hermenegildo de Oliveira; “Atendimento Presencial e Telefônico em Excelência, com Diego Henrique e “Atendimento Externo” com Angélica Schmidt, realizando ao final do evento uma avaliação geral do treinamento.
“Dentre os objetivos específicos, buscamos promover a reflexão crítica sobre o atendimento ao cliente, aprimorar a qualidade no atendimento, aumentar a produtividade da empresa, proporcionar a satisfação, tranquilidade e confiança, desenvolver a habilidade técnica, comportamental e emocional”, descreve Angélica, concluindo que “atender bem e com qualidade parece ser uma tarefa difícil, mas com investimento em treinamento e desenvolvimento, o atendimento ao cliente é um claro diferencial diante de tantos concorrentes”.