CARATINGA – Em decreto publicado no Diário Eletrônico do Executivo de segunda-feira (25), o prefeito de Caratinga, Marco Antônio Junqueira declarou sob a proteção especial do Poder Público Municipal, pela aplicação do Instituto do Registro, o bem imaterial “Associação Coral São João Batista”, situado à Travessa Coronel Ferreira Santos, 58, 3º andar- Centro.
O documento levou em consideração o dever do Poder Público de conceder proteção especial aos bens culturais existentes no município que justifiquem o interesse público na sua preservação; proposta de registro, apresentada pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Caratinga e manifestação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), solicitando alterações de termos técnicos e revogação do decreto 856/2011.
O bem cultural fica sujeito às diretrizes de proteção estabelecidas pela Lei Municipal nº 3039/2008, não podendo ser destruído, mutilado ou sofrer intervenções sem prévia e expressa autorização da Prefeitura Municipal, após parecer favorável do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Caratinga.
Ainda ficou autorizada a inscrição do bem cultural no livro de registro da Prefeitura Municipal de Caratinga, conforme dispõe o Art. 9º da Lei Municipal nº 3039/2008. O decreto entrou em vigor na data de sua publicação.
O CORAL
Em junho de 2015, a Casa Ziraldo de Cultura inaugurou a Exposição “70 anos do Coral São João Batista”. A mostra fez parte das comemorações do aniversário do Coral que foi celebrado no dia 24 de junho.
Na exposição, os visitantes puderam conferir fotografias, premiações e vestimentas que fizeram parte da história do Coral. Entre as fotografias estão registros das principais viagens realizadas pelo coral para se apresentar em cidades, como Belo Horizonte, Raul Soares, Carangola, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco.