CARATINGA- A solenidade de assinatura do termo de compromisso do Programa Bolsa Atleta foi realizada na manhã desta terça-feira (10). Os representantes do esporte em Caratinga, selecionados em edital, foram recepcionados pelo prefeito Welington Moreira.
O Programa Bolsa Atleta Caratinga foi instituído através da lei municipal nº 3.265/2011 e alterada pela lei nº3637/2017, com o objetivo de selecionar atletas, técnicos e equipes envolvidos nas práticas de esportes de alto rendimento, em diversas modalidades esportivas, ofertando bolsas para o fomento visando participações em eventos esportivos a nível regional, estadual, nacional e internacional. O Programa a nível municipal não tem nenhuma relação com os programas de mesmo nome a nível estadual e federal, sendo os recursos disponibilizados do próprio município.
No edital 2021 foram protocoladas 34 solicitações em 11 modalidades esportivas, sendo deferidas ao final do processo 27 bolsas esportivas: Atletismo (11), Basquete (1), Fisiculturismo (1), Futsal (1), Jiu-Jitsu (5), Maratona Aquática (1), Mountain Bike (1), Skate (1), Taekwondo (2), Tiro Esportivo (2) e Triathlon (1) entre bolsas de categoria: Internacional, Nacional, Estadual e Regional, num total de R$ 62.000,00.
Dr. Welington destacou a importância do patrocínio para os atletas, que competem na região e em outras localidades. “Realmente temos participado desses eventos com total felicidade em função de saber da importância que é incentivarmos o esporte em todas as modalidades. Na medida do possível, é claro, o município tem dado essa contribuição, o ano passado tivemos a dificuldade em realizar, principalmente, os eventos, em função da pandemia, mas, esse ano, já com o avanço da vacinação, podemos idealizar e agora estamos realizando essa solenidade”.
O prefeito ainda disse que o município se orgulha em incentivar as práticas esportivas. “Nossa grande alegria é que é um convênio de amplitude maravilhosa, pois alcança todas as modalidades, todas as pessoas e acabamos de uma forma muito direta contribuindo para que os atletas tenham essa possibilidade, ainda que não na medida financeira que é necessária, mas, ajuda bastante para que eles possam realmente desenvolver suas atividades físicas e, automaticamente, levando o nome do município em todos os lugares do País e mundo afora”.
Emanuel Belo, de apenas 12 anos de idade, representa o município na modalidade Jiu-Jitsu. Ele destaca a importância do benefício para o custeio das atividades. “Faço Jiu Jitsu mais para a saúde e eu gosto de participar de campeonatos. O Bolsa Atleta é uma ajuda, com o dinheiro dá para participar de competições, comprar quimono. Meu sonho é lutar taekwondo, muay thai, essas lutas e entrar para o MMA. Tenho vontade de participar das Olimpíadas também, na modalidade de Judô”.
SELECIONADOS PROGRAMA BOLSA ATLETA CARATINGA | |
Bolsa Internacional | |
Marcos Toledo de Souza; atleta individual; modalidade – Taekwondo. | |
Bolsa Nacional | |
Mário Toledo Júnior; técnico; modalidade – Taekwondo. | |
Bolsa Estadual | |
Edson Firmino Gomes; atleta individual; modalidade – Tiro Esportivo. | |
Gustavo Vilela de Moraes Júnior; atleta individual; modalidade – Mountain Bike. | |
Wilson Ferreira de Moura; atleta individual; modalidade – Tiro Esportivo. | |
Bolsa Regional – Atletismo (até 29 anos – feminino) | |
Letícia Lopes Bernardo; atleta individual; modalidade – Atletismo. | |
Bolsa Regional – Atletismo (até 30 a 40 anos – feminino) | |
Viviane Emídia Lopes; atleta individual; modalidade – Atletismo. | |
Bolsa Regional – Atletismo (até 30 a 40 anos – masculino) | |
Hélio Ferreira Timóteo; técnico; modalidade – Atletismo. | |
Bolsa Regional – Atletismo (até 41 a 50 anos – feminino) | |
Célia de Fátima Gomes Resende Bittencourt; atleta individual; modalidade – Atletismo. | |
Elizangela Lúcio do Nascimento Cândido; atleta individual; modalidade – Atletismo. | |
Bolsa Regional – Atletismo (até 41 a 50 anos – masculino) | |
Rogério Cândido Franco; atleta individual; modalidade – Atletismo. | |
Bolsa Regional – Atletismo (até 51 a 60 anos – masculino) | |
Evaristo Hoste de Moura; atleta individual; modalidade – Atletismo. | |
Robson Sales; atleta individual; modalidade – Atletismo. | |
Bolsa Regional – Atletismo (acima de 60 anos – feminino) | |
Geralda Maria Gomes Rodrigues; atleta individual; modalidade – Atletismo. | |
Maria Aparecida da Silva; atleta individual; modalidade – Atletismo. | |
Bolsa Regional – Atletismo (acima de 60 anos – masculino) | |
Antônio Rodrigues de Oliveira; atleta individual; modalidade – Atletismo. | |
Bolsa Regional – Artes Marciais | |
Emanuel Dias de Sousa Bello; atleta individual; modalidade Jiu-Jitsu. | |
Estefersom de Assis Azevedo; atleta individual; modalidade Jiu-Jitsu. | |
Jean Augusto Chaves Pereira; técnico; modalidade Jiu Jitsu. | |
Ketlyn Cristina da Silva Teixeira; atleta individual; modalidade Jiu-Jitsu. | |
Sérgio Roberto de Souza Júnior; atleta individual; modalidade Jiu-Jitsu. | |
Bolsa Regional – Demais modalidades esportivas | |
Alan Lopes de Souza; atleta individual; modalidade Fisiculturismo. | |
Breno Cardoso Lopes; atleta individual; modalidade Triathlon. | |
Carlos Eugênio Bastos Ramos; atleta individual; modalidade – Maratona Aquática PNE. | |
Douglas Caetano Rocha Ge-Acaiaba; atleta individual; modalidade Skate. | |
Bolsa Regional – Equipes esportes coletivos | |
Istefam de Castro Gomes; equipe; modalidade – Futsal. | |
Paulo Ferreira de Avelar; equipe; modalidade – Basquetebol. |
- Participantes da solenidade ocorrida na manhã desta terça-feira (10)
- Assinatura do termo de compromisso
- O atleta Emanuel Belo destaca os benefícios do programa
- Leandro Viana, presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer; vereadora Giuliane, prefeito Dr. Welington, João Batista, superintende de Esportes; e Rogério Silva, membro do Conselho Municipal de Esportes e Lazer