Mestre Marcelo Cardozo, presidente da Associação Korion de Desportos, fala sobre o que aprendeu com a arte marcial e como repassa esses ensinamentos para seus alunos
As questões éticas e morais nunca foram tão debatidas no âmbito esportivo quanto nos dias de hoje. Maior exemplo é o caso da Federação Russa de Atletismo que acabou banida dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro pelo fato de seus atletas terem sidos flagrados em exames antidoping feitos nas últimas competições. Ficou provado que essa era uma prática corriqueira e que a Federação não tomou nenhuma providência. Outra questão analisada é sobre a formação de jogadores de futebol. Atualmente os treinadores das categorias de base ensinam até como simular sofrer faltas.
E por mais que possa parecer paradoxal, um esporte como o Taekwondo, mesmo sendo uma arte marcial, prima pela moral e a ética. Para entendermos essa situação, entrevistamos o mestre Marcelo Cardozo, que há 30 anos pratica Taekwondo. Cardozo é o presidente da Associação Korion de Desportos, que atende cerca de 250 alunos.
Como o senhor trabalha as questões de moral e ética no aprendizado do Taekwondo?
Moral e a ética são necessárias em qualquer parte de nossas vidas, onde devemos respeitar ao próximo, tendo moral suficiente para poder ensinar com seus próprios exemplos e a ética deve estar presente em toda a vida, pois não devemos desrespeitar os limites de cada um, e no Taekwondo é utilizado da mesma forma, tanto para crianças quanto para adultos, onde cada um deve se colocar no devido lugar como aluno, competidor e professor ou então mestre.
O senhor prepara seus alunos para a competição esportiva ou para a vida?
A competição existe desde que nascemos, a diferença é que no quesito esportivo a batalha está em apenas um momento da vida, podendo se recuperar e partir para a próxima, e na vida, a batalha é constante, onde sempre teremos adversários em nossa trajetória e nem sempre é possível se recuperar tendo que partir para a próxima no mesmo instante. No Taekwondo sempre trazemos para a nossa realidade de que essas batalhas são obstáculos a serem transpostos e assimilados como ensinamentos da vida, sendo assim, mostramos que para a vida toda devemos erguer a cabeça e superar todas as dificuldades como se fosse um combate, onde o vencedor dependerá da forma com que respeita seus adversários não ultrapassando os limites e respeitando ao máximo seus ideais.
Como em toda competição existem vencedores e vencidos. Como o senhor trabalha a questão da derrota com seus alunos?
A derrota se dá quando o treinamento não fora o suficiente, com isso sempre devemos estar treinando e prontos para a batalha e que a vitória será a consequência do trabalho bem realizado, e caso não lute, a derrota já é certa, ou seja, derrotado todos já somos. Temos que buscar a melhoria de nossos conceitos aprendidos durante a nossa educação e aplicar de forma que não ultrapassemos os limites de cada adversário (vida) onde a disciplina sempre será necessária para podermos conquistar as vitórias, onde faz parte da vida cada uma e devemos aprender sempre com as derrotas, pois na vitória tudo está certo, já na derrota aprendemos em que devemos melhorarmos mais.
Quais valores aprendidos no Taekwondo que o senhor aplica no seu dia a dia?
Cortesia: Ser cada dia mais cortês com o próximo, respeitando seus princípios, ideais, auxiliando, ajudando, dando bons exemplos e fazendo assim um mundo melhor. Integridade: Ser capaz de nunca ofender ao próximo, ter total respeito e jamais dar exemplos que não seja o ótimo exemplo de vida com total respeito e disciplina. Perseverança: Nunca desistir de seus objetivos de vida, seja no quesito profissional, esportivo, amoroso, familiar ou individual, mas com um detalhe, não prejudicar nunca o próximo, pois o seu sucesso não depende do insucesso do próximo. Autocontrole: Ter total controle de si, não fazendo o mal a ninguém, e sempre propagar o bem, sem ver a quem, ainda mais aos inimigos, pois todos tem algo a mudar, e quem sabe seu inimigo não preciso de apoio para se erguer na vida. Espírito Indomável: Sempre que tomar decisões, fazer algo, ser o melhor, nunca deixar se abater por dificuldades, ser indomável em suas relações, se ama, ame com intensidade; se é pai, seja o melhor pai do mundo, se trabalha, trabalhe com vontade e seja o melhor possível em tudo que for fazer na vida. Resumindo, utilizo o Taekwondo todos os dias de minha vida.