Moradores temem queda de outras árvores, que colocam residências em risco
CARATINGA – A chuva e ventania da tarde de ontem provocaram a queda de uma árvore na Rua Francisco Januário Lopes, Vila C, Bairro Esplanada. Com o impacto, a árvore caiu sobre o muro de uma residência, atingindo a rede elétrica. Um morador ficou preso dentro da residência, tendo em vista que o local não havia sido isolado, se tornando vulnerável a outras ocorrências.
De acordo com os moradores, embora já tenham sido emitidos laudos dando conta do risco da queda de árvores sobre residências, nada foi realizado. Da mesma forma, os órgãos foram acionados ontem para tomarem providências em relação à árvore que caiu, mas após mais de uma hora de espera, os moradores não tiveram nenhuma resposta. A Cemig foi acionada, mas não havia comparecido.
Com a intenção de evitar a queda de árvores no local, o morador Adinaldo Abrante Sousa já havia registrado um boletim
de ocorrência no dia 29 de dezembro de 2015. Houve uma vistoria do Corpo de Bombeiros Militar, dando conta de pelo menos três árvores de grande porte (espécies desconhecidas) que devido às suas alturas poderiam “quebrar galhos e atingir as residências próximas, colocando em risco os moradores”.
Ainda de acordo com a vistoria, para efetuar o corte/poda das árvores, seria necessário o apoio de outros órgãos, como Cemig e Prefeitura de Caratinga. “Quanto ao estado fitossanitário das árvores é necessária avaliação de um
profissional qualificado”.
O DIÁRIO DE CARATINGA entrou em contato com a Prefeitura de Caratinga e a Cemig, questionando sobre a responsabilidade, compartilhada ou não, de proceder com a poda das árvores que colocam as residências em risco. Até o fechamento desta edição não houve resposta.