Ação incentiva o hábito da leitura. Evento contou com o lançamento do livro a Barata Cascuda, de Amanda Quintão
CARATINGA– A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou entre os dias 2 e 4 de dezembro, as apresentações finais do Projeto Cultura na Praça, realizado nas escolas municipais em parceria com as bibliotecas. Durante o semestre, foram trabalhados textos com poesias nas bibliotecas comunitárias e momentos de leitura.
O encerramento do projeto contou com diversas apresentações abertas ao público no Coreto da Praça Cesário Alvim, como apresentações de ginástica rítmica, de balé, recital de poesias e contos, apresentações artísticas e de dança e o lançamento do livro ‘A Barata Cascuda’, de Amanda Quintão.
De acordo com a superintendente de Gestão Pedagógica, Aparecida Silveira, o objetivo do projeto é incentivar o hábito da leitura, proporcionando para as crianças momentos de aprendizagem e o contato com livros. “Em meio a tanta concorrência das mídias sociais, a leitura do livro físico, tem perdido espaço. Mas nós precisamos resgatar este hábito, e não há ambiente mais apropriado para isso do que as bibliotecas”.
O secretário de Educação, professor Jaider Gonçalves, parabenizou a todos os envolvidos no projeto e destacou que esta ação leva a criança ao gosto pela leitura. “Quanto mais se lê, mais crítica vai ficando essa leitura. A percepção do leitor amadurece”. O secretário disse também que as palavras seduzem, encantam e que quem lê produz mais.
Lançamento do livro ‘A Barata Cascuda’
Durante o encerramento do projeto Cultura na Praça, o Coreto também foi palco do lançamento do livro infantil ‘A Barata Cascuda’, de autoria da escritora e contadora de histórias do distrito de Cordeiro de Minas, Amanda Quintão.
‘A Barata Cascuda’ é a primeira publicação da autora que é formada em pedagogia e trabalha como servente escolar para a Prefeitura de Caratinga. Amanda é servidora pública municipal efetiva há seis anos.
“Este é o meu primeiro livro publicado, mas tenho outros quatro já escritos: um de poesias, três juvenis e um juvenil. Eu fico muito feliz em poder lançar este livro em Caratinga e por ter recebido muito apoio do prefeito Marco Antônio e da Prefeitura de Caratinga. É bom ter a obra valorizada”.
Amanda contou a origem do livro. “Esta história eu criei para contar para a minha filha Lorena na hora de dormir, mas ela não dormiu e ficou sorrindo da Barata Cascuda. Então resolvi escrever a história para poder levar a alegria a outras crianças”.
A escritora foi agraciada pelo secretário de Educação, em nome do prefeito Marco Antônio, com uma placa de homenagem.