CARATINGA – Bombeiros e voluntários de todo o Brasil se uniram em prol de distritos de Mariana, atingidos pela enxurrada de lama, resultado do rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco.
As barragens de Fundão e Santarém, da Samarco, localizam-se entre Mariana e Ouro Preto e se romperam na no último dia 5, liberando uma onda de lama que teria chegado a, pelo menos, 2,5 metros de altura. O distrito de Bento Rodrigues foi o mais atingido, a 2 km de onde ocorreu o rompimento.
Unidos a este grupo que tem por premissa a solidariedade, estavam os bombeiros civis Robson Martins
(comandante), Thiago Simões, Bruno Marcelino e Igor Sá. A viagem para aquela região se deu diante do apoio de alguns empresários da cidade. Eles retornaram a Caratinga na manhã de ontem.
Desde que chegaram às áreas afetadas, os bombeiros encontraram um cenário desolador. Casas completamente destruídas, lama por toda a parte. Pessoas desabrigadas e precisando de um gesto solidário. Somado a isso, o drama vivido por várias famílias diante da falta de notícias de entes queridos, que haviam desaparecido após o acidente.
Os bombeiros de Caratinga auxiliaram no trabalho de busca e salvamento, com o objetivo de localizar corpos de pessoas e resgatar animais. Eles ainda contribuíram na entrega de donativos para aqueles que estão ilhados. Mas, apesar de toda a tragédia, eles destacam a gratidão dos moradores. Uma experiência jamais vivida pelos voluntários de Caratinga.
Eles registraram os trabalhos realizados em alguns vídeos, que foram encaminhados ao DIÁRIO DE CARATINGA. Em um deles, o comandante Robson Martins descreve a situação vivida pelos moradores e o que está sendo feito por eles. “São muitos desabrigados, pessoas ilhadas, sem acesso a médico, mantimento. A gente está fazendo o trabalho de visitar essas pessoas, levar medicamentos, mantimentos, roupas e água potável. São dezenas de voluntários ajudando”.
Igor Sá também destacou as dificuldades encontradas, que são amenizadas com a ajuda de voluntários. “Local completamente destruído, tomado pela lama, pelos restos de resíduos despejados pela barragem. A situação é bastante crítica, mas doações chegam a todo o momento. A população aqui realmente precisa do amor ao próximo”.
Um comentário
thamires
Como se voluntariar a brigada ?