CARATINGA- Recentemente, o Posto de Saúde do Bairro Santa Cruz, em Caratinga, perdeu 1.437 doses de vacinas diversas. Para justificar o que ocorreu, a Prefeitura de Caratinga, através da Secretaria de Municipal de Saúde, encaminhou uma nota de esclarecimento à imprensa.
Conforme cita a nota, a causa do problema foi uma falha no funcionamento na câmara fria onde são armazenadas as vacinas. O horário de funcionamento da unidade de saúde é até às 22h. Conforme relatório de monitoramento da câmara fria, no dia 02/12/2022 (sexta-feira) às 22:59, houve uma ocorrência de alerta de aumento de temperatura no equipamento, porém sem o alerta sonoro que deveria ter sido emitido diante da ocorrência. “Por esse motivo a falha só foi detectada no dia 05/12/2022 (segunda-feira) quando os profissionais iniciaram suas atividades no posto de saúde”.
De acordo com a Prefeitura, seguindo os protocolos operacionais que devem ser adotados nesses casos, o equipamento permaneceu desativado até o dia 7 de dezembro, quando as vacinas foram retiradas e encaminhadas para a Gerência Regional de Saúde, conforme protocolo, para que fosse realizada a reposição das mesmas no município.
A Secretaria de Saúde de Caratinga esclarece que a vacinação não foi prejudicada no bairro, pois os pacientes da unidade de saúde foram encaminhados para outras unidades para receberem as vacinas. E que a reposição das vacinas no posto de saúde seria realizada na quarta-feira (14). O fabricante das câmaras frias já foi acionado para realização de manutenção preventiva do equipamento do Bairro Santa Cruz e dos demais fornecidos ao município.
A pasta informa ainda que os profissionais das unidades de saúde seguem todos os procedimentos previstos em protocolos para a operacionalização das salas de vacina e que medidas adicionais de segurança já foram implementadas a fim de aumentar a segurança no armazenamento das vacinas em todas as unidades de saúde do município de Caratinga.